Palmas
31º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
HOMENAGEM

Suplente de Eduardo Gomes recebe maior honraria da Assembleia de SP

20 novembro 2019 - 11h06

O fundador do Laboratório Cristália e suplente do senador Eduardo Gomes, Ogari de Castro Pacheco, recebeu na noite de segunda-feira (18), a maior honraria prestada pela Alesp, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. A homenagem foi prestada em sessão solene presidida pelo deputado Barros Munhoz (PSB).

Há 47 anos, recém-formado em medicina pela Universidade de São Paulo, Pacheco fundou o Laboratório Cristália na cidade de Itapira, no interior do Estado de São Paulo. Hoje o laboratório emprega mais de cinco mil trabalhadores. É recordista nacional em patentes, com 107 registros. É um dos maiores fornecedores de medicamentos para o SUS. Produz medicamentos para tratamento de câncer e está entrando no mercado de produção de insumos para a fabricação desses medicamentos, o que permitirá seu barateamento. É a primeira indústria nacional a produzir tais insumos, que hoje são totalmente importados pelas indústrias farmacêuticas.

Ao receber a homenagem o Dr. Pacheco ressaltou o papel da indústria nacional para o desenvolvimento do país. "No Brasil, nós importamos tudo. Quem produz aqui tem um grande problema. Os produtos nascem com um pecado original: são brasileiros. A tendência é achar que o que é estrangeiro é melhor".

O deputado Barros Munhoz afirmou que poucos brasileiros têm mérito tão grande quanto o Dr. Pacheco. "O Brasil importa 90% da matéria prima para fabricar remédios. O Cristália importa 46%, menos da metade do que o Brasil importa", comentou o deputado. "A marca Cristália é o que o Brasil mais precisa hoje: indústria que enfrenta e vence as indústrias internacionais", concluiu.

Presente na homenagem estava a médica Regina Scivoletto, colega de turma de Pacheco na faculdade. "No nosso país os méritos são pouco reconhecidos. Esse reconhecimento deve servir de exemplo para os jovens que estão aí, que dá para chegar lá", comentou.

Durante a solenidade, a Banda Lira Itapirense e o cantor Toni Angeli fizeram apresentações musicais.