Palmas
23º
Araguaína
22º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
CÂMARA DE PALMAS

Vereadores trocam farpas sobre dívidas da Educação Municipal

18 setembro 2025 - 08h45Por Da Redação

A sessão desta quarta-feira (17) na Câmara Municipal de Palmas foi marcada por um embate direto entre os vereadores Débora Guedes (Podemos) e Folha (PSDB). O debate sobre a gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) não ficou restrito à tribuna e se estendeu às redes sociais, ampliando o alcance das críticas e defesas.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

CRÍTICAS DE DÉBORA GUEDES

Débora Guedes, ex-secretária de Educação da Capital, apontou problemas na administração municipal relacionados a servidores e fornecedores da educação. Entre os apontamentos, destacou:

  • Atrasos na data-base e pagamento de professores abaixo do piso nacional;

  • Suspensão de progressões funcionais;

  • Falta de fardamento para a Guarda Metropolitana;

  • Exigência de devolução de recursos por escolas, prejudicando o pagamento de fornecedores da merenda escolar, especialmente produtores da agricultura familiar.

“Quando falamos de saúde mental, não precisa fazer grandes coisas, Prefeitura de Palmas. É simples: pague o que deve e cumpra a palavra. Se fizer isso, muitas pessoas já estarão sendo tratadas”, afirmou a vereadora.

Nas redes sociais, Débora reforçou: “Neste mês de conscientização, faço um apelo à Prefeitura de Palmas: o que a cidade precisa é de compromisso real, pagar o que deve aos servidores e cumprir a palavra dada aos produtores da agricultura familiar.”

DEFESA DE FOLHA 

Folha respondeu às críticas, atribuindo parte das dívidas apontadas à própria Débora Guedes, lembrando sua gestão como secretária de Educação. Segundo ele, faltou eficiência na condução de processos administrativos à época.

“Nós temos um relatório nesta casa da ineficiência do seu tempo como secretária de Educação. Não pode agora, como vereadora, cobrar dívidas deixadas na sua administração. O modelo escolhido pelo prefeito para centralizar as compras da merenda escolar é referência e foi bem-sucedido”, afirmou Folha.

Em suas redes sociais, o parlamentar reforçou o posicionamento, destacando que o modelo centralizado garante refeições nutritivas e variadas para crianças de todas as regiões da cidade. A publicação teve visibilidade ampliada ao ser curtida pelo próprio prefeito Eduardo Siqueira Campos.