Palmas
25º
Araguaína
28º
Gurupi
28º
Porto Nacional
30º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Desafio VC Fitness
"PRECISA DE CUIDADOS 24 HORAS"

Vídeo de Bolsonaro divulgado pelo filho aumenta pressão por transferência

12 dezembro 2025 - 17h30Por Da Redação

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) publicou nesta sexta-feira (12) um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece dormindo e soluçando. O registro foi divulgado nas redes sociais e veio acompanhado de um texto no qual o parlamentar afirma que o pai precisa de cuidados contínuos.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo ele, a gravação foi feita antes da prisão do ex-presidente. “Ele precisa de cuidados especiais 24 horas por dia e sua condição só piora. Existem episódios muito mais graves e que representam risco real à sua vida”, escreveu.

CONDIÇÕES DE DETENÇÃO

A divulgação ocorre em meio ao descontentamento de familiares e aliados de Bolsonaro sobre as condições da sala onde ele está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília.

De acordo com apuração da CNN Brasil, o espaço é semelhante ao utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2018 e 2019, em Curitiba. A sala possui cama, televisão, frigobar, ar-condicionado, mesa de trabalho e banheiro reservado, com cerca de 12 m².

Mesmo assim, apoiadores reclamam do tamanho reduzido, do barulho de um gerador e da ausência de equipe médica fixa. Esses pontos foram levados pela defesa ao Supremo Tribunal Federal (STF) como argumento para pedir transferência.

STF ANALISA TRANSFERÊNCIA PARA A “PAPUDINHA”

A possibilidade de transferência para o 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como “Papudinha”, passou a ser defendida por aliados diante da baixa expectativa de prisão domiciliar este ano.

O local é maior, com aproximadamente 60 m², e conta com equipe médica do sistema prisional do Distrito Federal. A estrutura possui quarto, sala, cozinha, quintal, banheiro, lavanderia, ventilador e televisão. Atualmente, abriga o ex-ministro Anderson Torres.

Segundo relatos à CNN Brasil, o ministro Alexandre de Moraes considera a transferência, mas só deve decidir após nova perícia médica, já que os exames apresentados pela defesa são antigos.

DEFESA ALEGA QUADRO DE SOLUÇOS CONTÍNUOS

A defesa de Bolsonaro afirma que ele enfrenta uma crise persistente de soluços e que poderia precisar de intervenção cirúrgica. O STF aguarda a avaliação atualizada para decidir sobre o eventual deslocamento.

A “Papudinha” já recebeu presos como José Dirceu, Valdemar Costa Neto, Marcos Valério e Paulo Maluf.

RELEMBRE A CONDENAÇÃO

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Jair Bolsonaro teria liderado uma organização criminosa para tentar um golpe de Estado, articulando ataques ao sistema eletrônico de votação, incitando intervenção militar e usando estruturas públicas — como PRF e Abin — para interferir nas eleições.

A acusação aponta ainda financiamento de acampamentos golpistas e tentativas de pressionar comandantes das Forças Armadas a aderirem ao golpe para mantê-lo no poder.