Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
"PRECISA DE CUIDADOS 24 HORAS"

Vídeo de Bolsonaro divulgado pelo filho aumenta pressão por transferência

12 dezembro 2025 - 17h30Por Da Redação

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) publicou nesta sexta-feira (12) um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece dormindo e soluçando. O registro foi divulgado nas redes sociais e veio acompanhado de um texto no qual o parlamentar afirma que o pai precisa de cuidados contínuos.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo ele, a gravação foi feita antes da prisão do ex-presidente. “Ele precisa de cuidados especiais 24 horas por dia e sua condição só piora. Existem episódios muito mais graves e que representam risco real à sua vida”, escreveu.

CONDIÇÕES DE DETENÇÃO

A divulgação ocorre em meio ao descontentamento de familiares e aliados de Bolsonaro sobre as condições da sala onde ele está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília.

De acordo com apuração da CNN Brasil, o espaço é semelhante ao utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2018 e 2019, em Curitiba. A sala possui cama, televisão, frigobar, ar-condicionado, mesa de trabalho e banheiro reservado, com cerca de 12 m².

Mesmo assim, apoiadores reclamam do tamanho reduzido, do barulho de um gerador e da ausência de equipe médica fixa. Esses pontos foram levados pela defesa ao Supremo Tribunal Federal (STF) como argumento para pedir transferência.

STF ANALISA TRANSFERÊNCIA PARA A “PAPUDINHA”

A possibilidade de transferência para o 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como “Papudinha”, passou a ser defendida por aliados diante da baixa expectativa de prisão domiciliar este ano.

O local é maior, com aproximadamente 60 m², e conta com equipe médica do sistema prisional do Distrito Federal. A estrutura possui quarto, sala, cozinha, quintal, banheiro, lavanderia, ventilador e televisão. Atualmente, abriga o ex-ministro Anderson Torres.

Segundo relatos à CNN Brasil, o ministro Alexandre de Moraes considera a transferência, mas só deve decidir após nova perícia médica, já que os exames apresentados pela defesa são antigos.

DEFESA ALEGA QUADRO DE SOLUÇOS CONTÍNUOS

A defesa de Bolsonaro afirma que ele enfrenta uma crise persistente de soluços e que poderia precisar de intervenção cirúrgica. O STF aguarda a avaliação atualizada para decidir sobre o eventual deslocamento.

A “Papudinha” já recebeu presos como José Dirceu, Valdemar Costa Neto, Marcos Valério e Paulo Maluf.

RELEMBRE A CONDENAÇÃO

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Jair Bolsonaro teria liderado uma organização criminosa para tentar um golpe de Estado, articulando ataques ao sistema eletrônico de votação, incitando intervenção militar e usando estruturas públicas — como PRF e Abin — para interferir nas eleições.

A acusação aponta ainda financiamento de acampamentos golpistas e tentativas de pressionar comandantes das Forças Armadas a aderirem ao golpe para mantê-lo no poder.