Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
CARNAVAL

50 mil foliões passam pela Via Lago no Carnabalada 2020 em Araguaína

27 fevereiro 2020 - 08h50

Expectativa de público superada, cidade movimentada, segurança, alegria e mais de 30 atrações. Assim foi o Carnabalada 2020 em Araguaína, que pode ser considerado um dos carnavais mais pacíficos e alegres dos últimos anos na cidade. O balanço da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer indica que 50 mil pessoas passaram pela Via Lago nos cinco dias de folia.
 
“Público superou as expectativas, foi pacífico, não tivemos problemas, a organização e segurança foram tudo ok. Acredito que o espaço amplo e livre na Via Lago permite essa interação do público, que foi muito alegre e pacífico”, resumiu o secretário executivo da Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira.
 
O secretário ainda lembrou da participação de todos para o sucesso do evento. “Quero agradecer aos artistas e aos colaboradores, às empresas que trabalharam e fizeram tudo como combinado, a Polícia Militar, a Saúde, a ASTT, o pessoal da limpeza, tudo contribuiu para uma grande festa”, concluiu.
 
Vendas ok
A praça de alimentação montada no circuito do Carnabalada reuniu mais de 20 vendedores na Feira de Arte e Talentos. Entre eles estava Leide Oliveira, que há 20 anos vende bolos e massas durante os eventos realizados pela Prefeitura. Para a feirante, o faturamento foi muito bom. “Estou satisfeita, deu para faturar, foi muito bom, organizado, sem brigas, segurança. Faz muita falta pra nós feirantes quando não tem Carnaval”.
 
Em uma combi, Simone Mariana e sua família venderam durante todas as noites chopp artesanal. Segundo a vendedora, a bebida que não tem química atraiu muitos compradores e para ela as vendas foram acima do esperado. “Foi ótimo, vendemos seis barris em quatro dias e já está acabando nesta noite. É a primeira vez que participamos e como foi bem organizado, não tenho do que reclamar e agora irei participar de todos”.
 
Público ok
“Ó, cheda!”, foi assim que os estudantes Matheus Propércio, de 19 anos, e Raylane Teles, de 18 anos, resumiram o Carnabalada. Segundo Matheus, a expressão é nordestina e é falada quando algo é muito bom. Eles estiveram em quatro das cinco noites do evento. “Podemos nos vestir como queremos e nos reinventar, eu amo Carnaval e tem que ter todos os anos”, incentivou Raylane.
 
A família Silva estava no Carnabalada com o pai Nerciones Júnior, a mãe Fabiana, as filhas Samira, de 17 anos, e Sabrina, de 12, e a sobrinha Isabela, de 18 anos. Para os pais, o evento foi bom para para tirar a família de casa. “Hoje os jovens são muito caseiros. Minhas filhas só se divertem entre amigos quase nunca fora de casa. Uma festa bonita, animada e segura como esta nos incentivou a tirá-las um pouco da rotina”, disse a mãe.
 
Segurança ok
Além do público e da organização, o subtenente Valter, da Polícia Militar, confirmou a passividade do evento e avaliou a festa como positiva. “A Polícia Militar não mediu esforços para manter a segurança durante todas as noites. Mantemos uma média de 60 policiais no circuito e tivemos poucas ocorrências dada a magnitude da festa”.
 
Durante o evento a Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) também reforçou as ações de segurança e controle do trânsito. O corredor da folia foi organizado para que veículos não trafegassem entre as pessoas por meio de rotas alternativas, evitando acidentes.