Menu
Busca quarta, 08 de dezembro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
30ºmax
23ºmin
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
ARTE EM SALA!

Alunos de quatro escolas participam de oficinas de teatro com bonecos

18 outubro 2021 - 09h10

Alunos de quatro escolas municipais estão participando de um trabalho cultural que oferece oficinas de teatro de bonecos a estudantes do ensino fundamental. As aulas são destinadas a 60 crianças com idade entre 8 e 11 anos, com a confecção dos bonecos, aulas de manipulação e de dramaturgia desenvolvidas com produção do diretor de teatro, Wilamas Ferreira, participação do grupo de teatro e dança, Ciganu’s e com recursos da Lei Aldir Blanc.

“As aulas de teatro com bonecos são desenvolvidas a partir da realidade dos alunos do ensino fundamental, o objetivo é estimular a capacidade de expressão dos alunos, relacionamento e imaginação. Esse processo é importante para que possamos trabalhar a discussão sobre os direitos essenciais de cidadãos que eles estão se tornado e através dos bonecos, a mensagem pode ser melhor alcançada”, explica o coordenador do projeto e diretor de teatro, Wilamas Ferreira.

Multiplicadores
O projeto intitulado “O Universo Mágico do Teatro de Bonecos para a Construção da Cidadania” teve início com os alunos da Escola Municipal Joaquim Sabino, no Setor Lago Azul IV, garantindo também o cumprimento dos protocolos de segurança contra a covid-19. Juntamente com os alunos, quatro monitores de artes das escolas também irão participar das oficinas, possibilitando a continuidade e multiplicando o trabalho nas unidades escolares.

Durante as oficinas que tem duração de 8 dias, os profissionais do grupo de teatro trabalham desde a confecção dos bonecos, até a manipulação e construção dos textos das peças teatrais. A ação, também tem a intenção de garantir uma fonte de renda aos artistas durante a pandemia de covid-19.

As crianças com idade entre 8 e 11 anos, aprendem tanta a confecção dos bonecos, como também recebem aulas de manipulação e de dramaturgia. (FOTO: ASCOM)

A programação de oficinas segue até o dia 15 de dezembro, contemplando além da Escola Municipal Joaquim Sabino, no setor Lago Azul IV, a Escola Municipal Domingos Sousa Lemos, Jardim das Flores, Escola Municipal William Castelo Branco, Parque Sonhos Dourados e Escola Municipal Dr. Simão Lutz, no setor Araguaína Sul.

AO VIVO