Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
“É UM APRENDIZADO”

Araguainense que perdeu a visão há mais de 3 anos dá exemplo de superação

13 dezembro 2021 - 10h04

“Não encaro como uma deficiência, é um aprendizado”, disse Nilson Rodrigues, 49 anos, que perdeu a visão há 3 anos e meio. O araguainense é um dos pacientes do CER (Centro Especializado em Reabilitação) de Araguaína e participou da Semana de Luta das Pessoas com Deficiência. De 6 a 10 de dezembro, foram realizadas terapias em grupo, oficinas, minipalestras, atividades físicas e show de talentos com pacientes, acompanhantes e profissionais.
 
Nilson junto com a esposa Irani Albuquerque, 52 anos, fez parte das atrações do show de talentos dançando um forró. “Ele é um exemplo de superação. Dá animo porque encara tudo com diversão. Em pouco tempo já consegue se virar sozinho, faz comida e consegue ir na casa da mãe”, contou a mulher. O paciente recebe gratuitamente atendimento psicológico e está aprendendo a ler e escrever em Braille.
 
Outro paciente atendido no local que se divertiu com as atividades foi Raimundo Nonato, 52 anos, que veio para Araguaína junto com a esposa Edilene Silva, 51 anos, para intensificar o tratamento. “Me sinto muito melhor, já não tenho mais dores nas costas”, disse o homem que morava em Xambioá. Há 1 ano e oito meses ele sofreu um acidente quando mexia com energia no telhado e está a dois meses recebendo tratamento na unidade.
 
Além da dança e apresentação de uma canção em Libras, os funcionários do CER enceram um teatro sobre essa parceria que é exemplo nessas duas famílias. “Na unidade temos a estimulação e passamos as técnicas para as atividades junto com os familiares. Isso faz toda diferença, a família fica feliz com a recuperação e nós realizados. Aprendemos a dar valor nas coisas simples da vida, uma simples ação de se alimentar sozinho já é uma vitória”.

Data importante

O evento é uma celebração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado anualmente em 3 de dezembro. Esta data foi criada pela ONU (Assembleia Geral das Nações Unidas), em 14 de outubro de 1992. Mais de 400 pessoas, entre pacientes, acompanhantes, familiares e representantes de instituições participaram do evento realizado pelo CER de Araguaína.
 
Referência

Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que 22% da população do estado sofrem de algum tipo de deficiência e em Araguaína, a estimativa é de 24%, o que corresponde a aproximadamente 40 mil pessoas. O CER do Município é referência para toda a região norte do Brasil e atende pacientes de 64 municípios.
 
Desde abril, o CER oferece tratamento para as pessoas que desenvolveram sequelas após a covid-19, sejam elas neurológicas, pulmonares, físicas ou alterações visuais. Atualmente, a unidade atende mais de 500 pacientes e já foram realizados mais de 30 mil procedimentos.