Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
VIA LIVE

Artista tocantinense apresenta espetáculo "A nova Era do Circo" nesta quarta

29 setembro 2021 - 18h20
A arte circense de Taquaruçu ganhará as redes sociais na noite desta quarta-feira, 29, durante a estreia do espetáculo “A Nova Era do Circo”, primeira apresentação solo do artista circense da Cia Circo Os Kaco, André Rodrigues, de 24 anos.

O espetáculo acontece de forma online na página do Instagram do artista, às 20h. Foi produzido, executado e gravado durante a pandemia no espaço do Circo Os Kaco, com a direção de Kadu Oliviê, diretor da companhia. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com recursos do Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura. 

O espetáculo tem classificação livre e pode ser acessado pelo Instagram do artista @andrecircus.

Em “A nova Era do Circo” o artista, que atua há seis anos com o circo, trabalha com diversas modalidades circenses, como malabarismo, equilibrismo, acrobacias e palhaçaria, juntamente com o teatro, a dança e o audiovisual, abordando a tradição da cultura circense na contemporaneidade. “Foram meses de estudo, preparação e muitos treinos para 'A Nova Era do Circo' estrear no mundo digital. Se antes tínhamos um público que lotava o circo para assistir espetáculos, hoje vamos lotar as telinhas no meu Instagram”, conta André sobre o processo de criação do espetáculo. 

Para o diretor do projeto, Kadu Oliviê, o apoio da lei emergencial foi essencial para que os artistas circenses continuassem trabalhando. “Devido a pandemia causada pelo Covid 19, nós artistas circenses tivemos dificuldades enfrentadas pela paralisação dos eventos e ao mesmo tempo não podemos parar de treinar para que nossa qualidade técnica não fosse afetada. A Lei Aldir Blanc ofereceu a oportunidade de adquirir materiais indispensáveis e desenvolver todo o treinamento que foi trabalhado durante esse período de paralisação e fomentar os artistas e outros profissionais que também foram afetados durante a pandemia e tiveram seus trabalhos paralisados”, declara o artista. 

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o espetáculo reforça a relevância na arte circense na cultura tocantinense e a propagação do trabalho executado pelo Circo Os Kaco, primeiro circo permanente do Tocantins. "O circo tem trabalhado a cultura tocantinense em seus espetáculos, agregando uma nova identidade a esta arte que já é de riqueza imensurável. Quando temos novos artistas e produtores de cultura expandindo as formas com que a arte circense chega às pessoas percebemos o papel importante da valorização e fortalecimento da cultura, ocorrido por meio da Lei Aldir Blanc", ressaltou Jairo Mariano.

Ficha Técnica Espetáculo A Nova Era do Circo
Artista: André Rodrigues
Direção: Kadu Oliviê
Produção: Iuna Criativa
Apoio: Circo Os Kaco