Palmas
28º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
ARTE E CULTURA

Artpalco desembarca em Palmas com espetáculos teatrais para todas as idades

26 novembro 2021 - 16h11

Proteção ao meio ambiente para crianças, diversão com show de humor para maiores de idade e história de amor e superação são algumas temáticas tratadas nos espetáculos do grupo de teatro Artpalco que entram em cartaz na Capital a partir do próximo domingo, 28. Em comemoração às duas décadas de história do Grupo, a Mostra 20 anos do Grupo Artpalco traz três espetáculos teatrais e ainda uma exposição com memórias dessa trajetória. Toda programação tem entrada franca. 

A primeira apresentação será voltada ao público infantil no domingo, 28, com apresentação do musical "O Rei do Lixo", às 16 e 17 horas, no Teatro Sesc Palmas. Utilizando o universo do clown, a peça busca nos “palhaços”, um elo entre espetáculo e plateia, trazendo leveza às ações e situações encontradas na peça, permitindo assim, que temas como: reciclagem, poder, morte, entre outros, sejam tratados com suavidade e encantamento, possibilitando a criança e ao público em geral, embarcar em uma grande “brincadeira”.

De acordo com o diretor da peça, Luiz Navarro, a montagem e circulação do espetáculo infantojuvenil foi pensado no intuito de contribuir com a transformação de realidades adversas e introduzir perspectivas de vida mais saudável e produtiva. “Buscamos com uma linguagem acessível chegar mais perto de crianças e adolescentes, colocando-os em contato com o lúdico e lembrando-os de seu papel quanto cidadãos”, explica.

Humor

Para o público adulto, o espetáculo "Casos Insanos - à Bordo" já coleciona em todo País, em mais de 16 anos de história. A nova edição da temporada  traz a bordo os se se revezando em cena com personagens pra lá de inusitados como a famosa doméstica Xirley, o Personal Trainer, dentre outros. "É para deixar o público louco de tanto dar risada. Apertem os cintos que essa viagem promete surpresas do início ao fim”, projeta o ator George Henrique Silva. A apresentação acontece no domingo em duas sessões, às 19 horas e 20h30, no Teatro Sesc Palmas. A classificação é de 16 anos.

Superação

A turnê se encerra com apresentação da peça "E se a Gente se Conhecesse Outra Vez" na segunda-feira, 29, às 18 horas e 19h30, na Pracinha da Cultura (antigo CÉU), no bairro Morada do Sol. No espetáculo apresentado pelos atores George Henrique Silva e Tatiane Breve, Ana e Lauro, diante da proximidade da morte, resolvem partir em uma aventura poética, para descobrir o que teria acontecido de diferente em suas vidas caso no passado outros caminhos tivessem sido trilhados. Será que toda a nossa vida vem traçada e colocada na conta do destino? Ou a gente tem a capacidade de moldá-lo mesmo nas situações limítrofes da vida?

Mostra

Na Capital, o hall do Teatro Sesc Palmas receberá ainda a Mostra 20 anos do Grupo Artpalco, em que estarão expostos figurinos, cenários, fotografias, matérias jornalísticas e outros materiais que dão visibilidade à história do Grupo. 

Projeto

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.