Palmas
29º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
DISPUTA NACIONAL

Chef de cozinha do Tocantins concorre ao título de Melhor do Brasil

02 dezembro 2021 - 14h28

Pela primeira vez na história, a maior premiação da gastronomia do País – o Prêmio Dolmã – tem como finalista uma chef de cozinha do Tocantins na principal categoria da premiação. Ruth Almeida concorre ao título de Melhor Chef de Cozinha do Brasil, sendo a única mulher do País finalista.

Muito confiante, Ruth fala do orgulho que sentiu ao ser indicada para o prêmio nacional. “Para mim hoje estar numa categoria nacional concorrendo com outros cinco chefs renomados é uma honra e um desafio e já que vou, vou para ganhar”, projeta ela. Apesar das expectativas serem as melhores, Ruth lembra que para vencer mais essa etapa é muito importante que os internautas se empenhem na votação e convoca apoio de toda a população tocantinense. “Será uma honra trazer esse título, pela primeira vez na história, o nosso Estado”, disse a chef de cozinha.

Votação

A disputa conta com votação online, aberta na sexta-feira, 12, e os internautas podem votar em Ruth Almeida como Melhor Chef do Brasil por meio do link (https://pt.surveymonkey.com/r/votacaointernautaschefsnacionais).

Além da votação aberta ao público, que corresponde à etapa de Júri popular, a competição conta com outros critérios, como experiência profissional e histórico de carreira para decidir quem será o grande vencedor. O período de votação segue entre 12/11 a 02/12.

Ruth Almeida é a única mulher a concorrer no Prêmio Dólmã 2021, representando a região Norte do Brasil em empate com o chef Deocleciano Brito (Acre). Os demais concorrentes são: Rafael Bruno (MA), chef Gilmar Borges (GO), chef Pedro Alex (RJ) e chef Rodrigo Bernardes (PR).

Perfil

Chef de cozinha, consultora, pesquisadora da culinária afroindígena, Ruth já foi quebradeira de coco, doméstica, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, como uma “cozinha de amor”.