Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
ESPAÇO CULTURAL

Cine Cultura de Palmas exibe neste sábado, 19, documentário ‘Marcelo 70’

18 março 2022 - 17h20

Considerado um dos grandes incentivadores e precursores do teatro palmense, o diretor e dramaturgo Marcelo Souza terá a sua história contada nas telonas. O documentário ‘Marcelo 70’, dirigido e produzido pelo próprio filho Gabriel Deeaz, tem pré-estreia neste sábado, 19, às 19 horas, no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. A classificação é livre e a exibição é gratuita e aberta a todos os públicos. ‘Marcelo 70’ é mais um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc.

A obra conta a história de Marcelo Souza, que faleceu aos 65 anos, em 22 de outubro de 2016. Ele se mudou para Palmas no ano de 2001, quando atuou como diretor de teatro, produtor cultural, além de secretário municipal de Cultura de Palmas entre 2003 e 2004.

Entre os principais trabalhos realizados por ele foram as duas edições do ‘Festival de Inverno de Taquaruçu’, o ‘Festival Internacional de Teatro de Bonecos’, o programa de rádio ‘Essa é pra tocar no rádio’, o projeto ‘Noites Tocantinenses’ e a direção dos espetáculos ‘Anel de Magalão’, ‘Trupe Atrupelo: Atrupelando os Brasis’ e ‘A vida como ela é... No cordel!’, dentre outros.

O filho mais velho, Gabriel Deeaz, seguiu os passos do pai e hoje segue carreira no teatro e produção cultural, além do audiovisual. “Quero que todos possam conhecer um pouco do que ele realizou e acrescentou para a cultura nacional e para o fortalecimento da cultura tocantinense”, disse, relatando que realizou uma extensa pesquisa para contar parte da história do diretor teatral, iniciada nos anos 70, passando por diversas cidades do País, com um importante capítulo na capital do Tocantins.

“O documentário entrevista importantes figuras do cenário cultural tocantinense que relatam impressões e opiniões que auxiliarão o espectador a compreender e conhecer o diretor teatral homenageado”, conclui o diretor.