Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
POTENCIAL TURÍSTICO

Cineasta aceita convite, conhece belezas do Norte do Estado e fala em produções cinematográficas

23 janeiro 2020 - 11h25

O Tocantins é repleto de belezas naturais e algumas delas ainda são pouco conhecidas. Muito se fala no Jalapão, nas Serras Gerais, no Cantão e na Ilha do Bananal, atrativos famosos das regiões leste, sudeste e centro-oeste do estado. Mas e o Norte? Quais encantos ele guarda? Foi com o objetivo de responder a esta pergunta, que o deputado estadual Elenil da Penha (MDB) convidou a cineasta Eva Pereira para visitar vários municípios da região Norte do Estado e assim descobrir e divulgar o potencial turístico deles.

"Nossa Região é riquíssima e precisamos fomentar o quanto antes o desenvolvimento do turismo sustentável e garantir também o desenvolvimento humano nessas localidades. Converter o potencial dessas riquezas naturais em melhoria na qualidade de vida da população dos municípios e região”, disse Elenil da Penha destacando a escolha de Eva Pereira para o desafio. A cineasta tocantinense, é uma das mais solicitadas profissionais do setor no Estado, a quem canais de TVs e empresas produtoras do Brasil e de fora do Brasil recorrem quando buscam locações /cenários no Tocantins e Região. Ela topou o desafio lançado e agora realiza o mapeamento de 5 pontos, para compor uma campanha/série intitulada como “Belezas do Norte”, que será dirigida por ela e realizada pela Secretaria de Comunicação do Estado, através de emenda parlamentar do deputado visando divulgar as potencialidades turísticas do Norte do Tocantins. 

As visitações iniciaram na semana passada e estão sendo apoiadas logisticamente pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia do Tocantins (ADETUC) e pelas prefeituras de cada cidade. Os pontos atrativos visitados nessa etapa estão localizados nas cidades de Babaçulândia e Wanderlândia. 

Eva Pereira conta que concluiu apenas a primeira etapa da pesquisa e que ainda faltam outros municípios que serão visitados em fevereiro, entre eles: Ananás, Angico, Axixá, Araguatins e Filadélfia. 

Eva Pereira visitando a caverna "Vão da Zoada" em Babaçulândia. (Foto: Eva Pereira)

"Sem dúvida alguma, esta sendo uma das experiências mais incríveis da minha vida. Me deparei com lugares que impressionam tanto pela estonteante beleza cênica, como pelas abundantes riquezas naturais. São mirantes de tirarem o fôlego, trilhas apaixonantes, grutas, cavernas e cachoeiras belíssimas. Além de todas as histórias enriquecedoras, que é a nossa história, a história do Tocantins, vista e contada pela ótica de uma região ainda pouco conhecida e explorada turisticamente. Em alguns locais,  eu ficava emudecida com tudo que estava diante de mim, em silêncio, fazia minhas orações e agradecia a Deus por aquele momento, por estar ali e ter a oportunidade de vivenciar tudo aquilo. Existem pontos, como o Vão da Zuada, em Babaçulândia, onde é possível sentir o frescor da natureza bruta, viva, pulsante em sua essência, sem a interferência nociva do homem. É um lugar pouco conhecido, o turismo ainda não está sendo explorado e é um dos lugares mais espetaculares que já estive na vida", comenta Eva Pereira.

A cineasta acrescenta ainda, que o Norte do Tocantins está lhe impressionando e emocionando muito: "A acolhida dos moradores, o carinho em receber, em servir bem, enche a alma de gratidão", observa. 

Com relação aos lugares visitados ela destaca: “ Conheci desde locais que já recebem turistas, a outros que ainda estão sendo mapeados e até alguns que já são invadidos de forma desordenada e visitados sem a presença e orientação de guias locais, o que pode se tornar perigoso. Mas foi importante perceber o interesse do Governo do Estado na Região, em fazer o mapeamento e implantar políticas de desenvolvimento de turismo sustentável o quanto antes".

Além do grande potencial turístico, a cineasta fala da viabilidade da região para produções cinematográficas e obras audiovisuais em geral. 

Breve Perfil Eva Pereira

Eva Pereira, foi uma das pessoas que muito colaborou na divulgação do Jalapão, que hoje é a maior referencia turística do Estado do Tocantins. Dentro da sua profissão na produção audiovisual, já fez inúmeros trabalhos que destacaram e destacam as belezas da região. Foi produtora local da Série ‘ALICE' Produzida em 2007/2008 pela Gullane Filmes - SP e exibida pela HBO para diversos Países.  ALICE Foi a primeira série de TV que utilizou o Jalapão como locação de alguns episódios, e foi devido a repercussão na série, que surgiu o interesse dos produtores do Survival de produzirem uma temporada  do reality no Jalapão. 

De lá para cá, a região tem se tornado um celeiro de cenários para produtos audiovisuais. São inúmeras campanhas publicitárias,  clipes, obras de todos os gêneros e formatos que são realizadas anualmente no Jalapão.

Eva  Pereira também integrou a equipe de Coordenação de Produção da novela “O Outro Lado do Paraíso"  que teve cenas gravadas no Jalapão. Fez produção do casting local do filme “O Nome da Morte”  de Henrique Goldman, filmado em parte no Jalapão, e ainda produção local do tutorial Canon 2018, gravado em partes, no Jalapão.  Em 2018, após ser premiada em edital da Agência Nacional de Cinema, rodou seu primeiro filme Longa Metragem “O Barulho da Noite” como roteirista e diretora, e colocou ao lado de atores renomados como Marcos Palmeira, Tonico Pereira, Emanuelle Araújo e Patrick Sampaio uma protagonista do Jalapão, Alícia Santanna, 9 anos.

Eva Pereira ao lado do ator Marcos Palmeira, o diretor de fotografia, Fabrício Tadeu e o ator Patrick Sampaio nas filmagens do longa "O Barulho da Noite".

Os atores Tonico Pereira e Marcos Palmeira integram elenco de "O Barulho da Noite"que será lançado este ano. 

Eva é ainda Diretora e Roteirista, ao lado do Antropólogo indígena Tonico Benites, da série  “O Mistério de Nhemyrõ”  que está sendo exibida nacionalmente pela TV Cultura, toda Quinta - Feira.