Palmas
28º
Araguaína
30º
Gurupi
29º
Porto Nacional
29º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
COMPETIÇÃO MUSICAL

Definidos os vencedores das 13 Regionais do Canta Tocantins das Escolas Estaduais

20 novembro 2021 - 08h51Por Ascom

Esther Lays Ramos Campos, estudante da Escola Paroquial Luiz Augusto, foi a vencedora da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Araguaína, do I Canta Tocantins das Escolas Estaduais. A estudante de 14 anos é a 13ª classificada para a Etapa Estadual. Os representantes de todas as DREs, escolhidos por meio de votação popular no Instagram do Canta Tocantins, já estão definidos e farão a final em Palmas, no dia 17 de dezembro, às 19h, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Nessa última etapa, os estudantes farão apresentação musical de forma presencial e serão avaliados por uma comissão de jurados, que avaliarão ritmo, harmonia, afinação e presença de palco. Os três primeiros colocados serão premiados com instrumentos musicais e troféus. O campeão receberá um teclado musical; o segundo colocado, um violão seis cordas; e o terceiro lugar, um kit Cajon. As escolas dos estudantes vencedores também receberão prêmios de caixa de som. Os prêmios são concedidos pela Seduc, que também custeará as despesas de hospedagem, alimentação e translado dos selecionados para a Capital e seu acompanhante.

Foram quase três meses de disputas entre estudantes de unidades escolares de praticamente todos os municípios tocantinenses. A cada semana, a equipe da Superintendência de Esportes, Juventude e Lazer da Seduc lançava duelos, divididos por regionais, para votação popular no Instagram do Canta Tocantins. O evento foi aberto a todas as 494 unidades escolares da rede estadual de ensino. 

Esther conquistou a vaga para a final nesta sexta-feira, 19. A estudante está empolgada com a classificação. “Estou muito feliz com essa oportunidade de representar a Regional de Araguaína e com muitas expectativas para a apresentação em Palmas. Vou dar o meu melhor para representar bem todos aqueles que confiaram no meu talento e votaram em mim”, destacou.

Finalistas

Além de Esther, os outros finalistas são: Deyzianne da Silva (DRE de Gurupi); Sofia Martins (DRE de Paraíso); Julyanna Glória de Oliveira (DRE de Porto Nacional); Sarah Alice Ferreira (DRE de Palmas); Renata Morais Silva (DRE de Araguatins); Ruth Duarte Melo (DRE de Tocantinópolis); Yasmim Lima Sena (DRE de Colinas); Emilly Vitória Ferreira Barbosa (DRE de Guaraí); Ludmilla Moreira Magalhães (DRE de Dianópolis); Letícia Miranda Carneiro (DRE de Pedro Afonso); Wendel da Silva Moreira (DRE de Arraias); e Thamyres Alves de Lima (DRE de Miracema).

O Canta Tocantins das Escolas Estaduais é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Seduc, com o objetivo de incentivar a prática da arte musical e oportunizar a descoberta de novos talentos da música regional no ambiente escolar.