Menu
Busca segunda, 23 de novembro de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
30ºmax
22ºmin
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
CAPITAL

Espetáculo da Paixão de Cristo 2020 é definitivamente cancelado

26 agosto 2020 - 13h53

O espetáculo teatral da Paixão de Cristo 2020, apresentado pela Cia Art’Sacra, está definitivamente cancelado, por conta da pandemia da covid-19. A decisão foi tomada após reunião realizada na última terça-feira, 24, via webconferência. De acordo com a Diretoria da Cia, o cancelamento da 17ª edição do espetáculo é necessário em cumprimento às medidas e orientações do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Governo do Estado e Prefeitura de Palmas, em relação à situação de emergência em saúde pública por conta da disseminação do coronavírus, evitando aglomerações.

No mês de março, o evento foi suspenso na esperança de que a situação se normalizasse e fosse possível a estreia em nova data, ainda neste ano. “Por segurança, achamos prudente ser a melhor decisão a ser tomada. Estamos confiantes de que, no próximo ano, no dia 2 de abril, tenhamos condições de realizar o espetáculo”, informa o diretor-geral da Cia, Valdeir Santana.

O elenco e equipe técnica já havia iniciado os preparativos, desde o ano passado, com recrutamento de equipe, preparação e ensaios, porém, tudo foi suspenso no mês de março por conta da pandemia.  “Agradecemos a cada pessoa que se dedicou em prol da realização do evento neste ano, seja no elenco, produção, equipe técnica, familiares e parceiros. Tudo o que vivemos valeu a pena: aprofundamos nossos conhecimentos sobre os ensinamentos de Jesus, fizemos novas amizades, adquirimos novas habilidades teatrais, e tudo isso será aproveitado em 2021, com fé na Divina providência”, conclui Valdeir.

O preparador de elenco e roteirista do espetáculo, Léo Sampaio, destaca que a Cia entende que o cancelamento é fundamental em respeito a tantas vidas já perdidas para a doença e também para evitar a contaminação. “A Paixão de Cristo é uma história de amor, de alguém que nos amou tanto que deu a própria vida para a nossa salvação. Nós somos uma Paixão de Cristo feita por muitos, e neste muito há indígenas, idosos, todo o corpo da Companhia e plateia, que devem ser preservados. Decidimos que o espetáculo pode esperar, mas as vidas expostas ao perigo não”, justifica o diretor.

Ator do espetáculo e membro da diretoria da Art’Sacra, Saulo Michel complementa que o sentimento de cancelamento da Paixão de Cristo é um misto de tristeza e esperança. “É o mesmo sentimento de esperar por uma pessoa querida que não vemos há muito tempo e que recebemos a notícia de que essa pessoa não vai poder vir nos visitar neste ano, apenas em outras oportunidade. É muito triste, mas ao mesmo tempo esperançosos porque no próximo encontro faremos de tudo para ser o melhor e mais grandioso espetáculo, acrescenta Saulo Michael.

Reconhecimento

Considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto no Norte do País e o maior do Tocantins, espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.

AO VIVO