Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
TEMPORADA ONLINE

Espetáculo “EnCantos do Tocantins” celebra o orgulho de ser tocantinense

17 março 2022 - 17h57

O orgulho de ser tocantinense é celebrado no Espetáculo Cênico-Musical “EnCantos do Tocantins”, que entra em temporada online na próxima sexta, sábado e domingo, 18, 19 e 20, no canal do Youtube de A Barraca Cia de Artes.

O espetáculo une teatro, música, dança, literatura de cordel e cultura popular para falar sobre as belezas naturais, destinos turísticos, gastronomia, frutos regionais, atrações culturais e seus artistas nas mais diversas categorias, como a literatura, música e poesias.

Com cordel de Demar do Cordel, a apresentação é interpretada pelas atrizes Sheyla Virgínio e Cleuda Milhomem, com a participação especial dos músicos Dorivã e Cinthia Abreu, a bailarina Mavi Jardim (Balé Popular do Tocantins) e dançarinos e tocador do Grupo de Sússia Tia Benvinda (Natividade). As cenas são intercaladas com canções compostas pelos músicos Juraildes da Cruz, Dorivã e Genésio Tocantins.

A diretora-geral e proponente do projeto, a atriz Sheyla Virgínio afirma que a proposta inicial era a de registrar o patrimônio e as tradições culturais tocantinenses em esquete. “Mas quando iniciamos a pesquisa, percebemos que a cultura tocantinense é muito grandiosa para caber somente em uma peça teatral. Então, formatamos o espetáculo também com música e dança para que as pessoas que irão conhecer possam reconhecer a grandiosidade da nossa diversidade cultura”, declarou a artista.

O músico Dorivã afirmou que o projeto é de extrema importância para a pedagogia do Tocantins. “Os alunos de todas as séries estão com muita sede de conhecer o Tocantins, que ainda é um estado muito novo. Nós somos apaixonados pela cultura tocantinense e a gente condensou em forma de espetáculo o que estava no coração”, afirmou.

A diretora do Grupo de Sússia Tia Benvinda, de Natividade, Verônica Tavares, afirmou que o projeto dá visibilidade da sússia do Tocantins para o mundo. “A sússia é pertencimento, resistência, identidade cultural e história de um povo, sem falar nas muitas linguagens culturais oferecidas para mostrar as belezas do nosso Estado”, declarou a professora.

Projeto

A direção-geral é de Sheyla Virgínio, com produção de A Barraca Cia de Artes. O patrocínio é do Prêmio Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.
[17:57, 17/03/2022] Dagila: Direção: Sheyla Virgínio

Co-Direção: Cleuda Milhomem

Dramaturgia e interpretação: Cleuda Milhomem e Sheyla Virgínio

Cordéis: Demar do Cordel

Produção Executiva: A Barraca Cia de Artes

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Músicos: Cinthia Abreu e Dorivã Passarim do Jalapão

Dançarina Solo: Mavi Jardim (Balé Popular do Tocantins)

Coreográfo (Raimunda, Quebradeira de coco): Jeferson Marques

Dança Suça: Grupo de dança Tia Benvida ( Natividade-TO)

Tambor:  Márcio Gabriel Belém

Dançarinos: Letícia Albuquerque e Luiz Felipe

Filmagem e Edição: BV COMUNICAÇOES

Fotografia: Flaviana OX Cenário

Figurino: Vivian Oliveira

Maquiagem: Jonhson Morais

Design Gráfico: Karlla Galvão

Social Media: Yara Virgínio Iluminação

Sonoplastia: Gabriel Deeaz e Gustavo Henrique

Apoio Geral: Vanda Milhomem/ Yara Virgínio

Músicas:

Ei Flor "Dodói" - Juraildes da Cruz

Frutos da Terra - Genésio Tocantins

Nóis é Jeca, Mais é Jóia - Juraíldes da Cruz

Passarim do Jalapão - Dorivan

Hino ao Tocantins - Genésio Tocantins