Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
MÚSICA

Estudante de Augustinópolis é representante do Bico no Canta Tocantins

19 outubro 2021 - 07h59Por Ascom

A estudante do Colégio Militar do Estado do Tocantins - La Salle, de Augustinópolis, Renata Morais Silva, será a representante da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Araguatins na etapa Estadual do I Canta Tocantins das Escolas Estaduais. A aluna venceu a votação popular realizada no Instagram da competição, e é a 8ª classificada.

O Canta Tocantins das Escolas Estaduais é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), com o objetivo de incentivar a prática da arte musical e oportunizar a descoberta de novos talentos da música regional no ambiente escolar.

Renata contou a sua trajetória na música até o momento. “Gosto de cantar desde os sete anos. Aos oito, compus a minha primeira música, mas só me apresentei pela primeira vez na minha escola aos onze anos, em uma apresentação especial no final do ano. Cantei a música ‘Trem Bala’, da Ana Vilela, e por muito tempo eu continuei cantando essa música porque as pessoas a elogiavam muito na minha voz”.

Agora na 1ª série do ensino médio, aos 16, ela foi escolhida para representar sua comunidade escolar no Canta Tocantins, após obter 2.284 votos. “Estou muito feliz pela mobilização que foi feita, todo mundo interagiu e participou muito, tanto meus familiares quanto amigos e a escola. Estou muito grata e ansiosa para a fase estadual”, afirmou.

Na manhã desta segunda-feira, 18, a diretora Regional de Araguatins, Joelma Vieira Lopes, visitou o Colégio Militar do Estado do Tocantins - La Salle, de Augustinópolis, onde a estudante recebeu o troféu de classificação do Canta Tocantins. 

Classificados

Renata Morais Silva é a 8ª finalista do Canta Tocantins. Também já estão classificados: Ruth Duarte Melo, pela DRE de Tocantinópolis; Yasmim Lima Sena, pela DRE de Colinas; Emilly Vitória Ferreira Barbosa, destaque da DRE de Guaraí; Ludmilla Moreira Magalhães, campeã da DRE de Dianópolis; Letícia Miranda Carneiro, vencedora da DRE de Pedro Afonso; Wendel da Silva Moreira, primeiro colocado na DRE de Arraias; e Thamyres Alves de Lima, vencedora da DRE de Miracema. Nessa última etapa, os vencedores das 13 DREs farão apresentações presenciais em Palmas.

Nesta segunda-feira, 18, iniciaram as competições entre os candidatos da Regional de Palmas, e também abriram as inscrições para as escolas da Regional de Paraíso do Tocantins. O prazo termina no dia 22 de outubro. 

Cada escola poderá inscrever um estudante, com o envio de um vídeo de até um minuto do estudante cantando uma música nacional sem instrumento musical nem recurso tecnológico para o e-mail [email protected] com os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido, autorização do responsável, caso seja menor de idade, termo de autorização de uso de imagem e voz e uma foto digital.