Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
DESTAQUE ARTÍSTICO

Grupo ArtPalco representará Araguaína em festival nacional de teatro

04 março 2020 - 07h53

O Grupo Artpalco de Araguaína foi selecionado para participar da 10ª edição do Festival de Teatro de Ubá (Fetuba), em Minas Gerais. O espetáculo “Um minuto para dizer que te amo” participou de uma seleção com mais de 147 apresentações de todo o Brasil. O Fetuba 2020 será realizado nos dias 17 a 21 de abril.
 
Para o ator e diretor artístico do grupo, Luiz Navarro, Araguaína hoje é destaque no cenário teatral do Estado. “O Grupo Artpalco tem participação efetiva nesse processo. Os festivais são vitrines, um recorte sobre a produção teatral no Brasil. Assim, Araguaína passa a ter projeção nacional com o seu fazer teatral”.
 
Navarro ainda destaca que a cidade não é somente a Capital Econômica do Estado. “Araguaína é também um berço cultural. E mostrar isso nos vários rincões do País é sem dúvida um orgulho imenso”.
 
O espetáculo
“Um minuto para dizer eu te amo” narra a história de Lúcio e seu pai que sofre do mal de Alzheimer. Eles embarcam numa aventura lúdica em busca das melhores lembranças e se deparam com conflitos e com a certeza de que só um amor incondicional é capaz de transformar todas as adversidades.
 
Inspirado no universo lúdico que se passa na cabeça de quem sobre da doença, o espetáculo traz uma atmosfera “clownesca” e ambienta o espetáculo numa espécie de picadeiro. A peça busca criar um espaço a serviço das imagens e situações que expõem de forma poética o turbilhão de emoções psicológicas vivenciadas pelas personagens.
 
O espetáculo traz o texto escrito por Luiz Navarro, a direção de Jaílson Vidigal, a direção musical de Nice Albano e Zé Caetano e como elenco Luiz Navarro, interpretando o pai, e Fell Silva, o filho.
 
O festival
O 10º Fetuba reunirá representantes de 10 estados das cinco regiões do Brasil e o Distrito Federal. Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Distrito Federal se inscreveram para esta edição. O objetivo do festival é popularizar a arte, promovendo o turismo e o intercâmbio cultural e familiarizar a sociedade com atividades artísticas.
 
O projeto foi criado em 2011 e é considerado um dos melhores festivais teatrais da região, oferecendo espetáculos a um público de mais de 13.000 pessoas.