Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
31ºmax
23ºmin
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
ARAGUAÍNA

Milhares de pessoas caem na folia com a mistura de ritmos do Carnabalada

24 fevereiro 2020 - 11h22

A Via Lago ficou lotada pelos foliões que aproveitaram o Carnabalada durante o final de semana. Desde sexta-feira, o local já recebeu bandas com destaque nacional como Dominus, Cia do Calypso e Mariana Fagundes, além de talentos locais. No sábado, foi dia com maior movimento e registrou a presença de aproximadamente 10 mil pessoas. A festa continua até terça-feira, 25, com mais atrações, entre as apresentações está a banda destaque de ritmo paraense Anjo Azul.
 
“É a segunda vez venho a Araguaína, dessa vez com um show em espaço aberto. Gostei de retornar porque o povo daqui é muito quente e gosta de todos os ritmos”, explicou a cantora Mariana Fagundes. Para aproveitar bem de perto a apresentação do novo talento brasileiro, a fiscal Leni Ferraz, 36 anos, garantiu logo cedo um lugar próximo ao palco. “É muito bom ter ela aqui, para que a gente possa se divertir sem sair da cidade, já que a maioria não consegue viajar”, afirmou.
 
Buscando reviver outros carnavais, o Bloco do Bolinha foi formado por amigos e familiares do empresário Alídio José Bras, 76 anos, que serve o apelido ao grupo. Morando em frente à Via Lago, ele diz adorar a festa. “Eu já me acostumei com os eventos aqui na frente, porque eu gosto de festa. Quando mais novo eu brincava tanto o Carnaval que chegava perder cinco quilos”, lembrou.
 
Fé que moveu a chuva
Nem mesmo a grande chuva da última sexta-feira, 22, evitou que católicos realizassem a missa programada para abertura das atividades e também cantar junto com a banda Dominus. “O poder público tem sido cada vez mais sensível a uma nova forma de fazer carnaval e isto fortalece a festa, a confraternização faz parte da vida”, esclareceu o bispo dom Giovane de Melo.
 
Fã da banda desde os anos 90, o designe web Márcio Andrade, 38 anos, é do tempo em que se comprava fita K7. “Eu só tinha visto a Dominus no Rio de Janeiro, durante a vinda do Papa, em 2013, e ter aqui é muito bom, até para representar para outras pessoas. Eu acompanho eles há uns 25 anos, já comprei de K7 a DVD”, comentou.
 
Trânsito seguro
Para a maior segurança do folião, a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) e Polícia Militar (PM), organizou barreiras na Via Lago e orientou os motoristas a usem rotas alternativas entre o Centro e a região sul. “Estamos bloqueando o trecho do palco das 18 às 6 horas e também fiscalizando condutores embriagados”, explicou Gouveia, que é agente da ASTT.
 
Prevenir para não remediar
A Secretaria Municipal da Saúde montou um posto de atendimento no corredor da folia, onde disponibiliza profissionais e uma ambulância para atender as emergências no local. “Aqui nós temos médico, enfermeiro, técnico e unidade móvel equipada com desfibrilador. Contamos com vários remédios, como para atender pessoas com pressão alta, diabetes e outras doenças”, explicou a enfermeira Fabiana Montelo.
 
Além disso, agentes da Vigilância em Saúde estão distribuindo um estoque de sete mil preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. A estudante Nayana Mendes, 30 anos, garantiu a proteção e aprovou o trabalho. “A gente vem sem pretensão de nada, mas nunca se sabe e usar camisinha é indispensável para evitar doenças e uma gravides não planejada”, contou.

Programação
Dia 24 (segunda-feira)

17h – Matinê com brincadeiras;
18h – DJ Charles;
19h – Festival de Roda de Capoeira;
20h30 – Banda Ziriguidum;
22h – Forró Pegada e Bola da Guitarra;
23h30 – Banda Retrô Beet;
2h – Dj Charles.
 
Dia 25 (terça-feira)
17h - Competição de Skate;
18h – Matinê com Turminha Mágica;
19h - DJ Danilo Gomes;
20h – Edson e Júnior;
21h30 – Paulinho Braga;
23h – Baile do Máskara;
00h – Banda Anjo Azul;
2h – DJ Danilo Gomes.

AO VIVO