Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
DO TEATRO AO CINEMA

O Antiquário Frankl traz suspense com ficção e reflexão sobre a realidade 

22 outubro 2021 - 14h12Por Ascom

O espetáculo teatral “O Antiquário Frankl” foi sucesso na temporada de  estreia, no Theatro Fernanda Montenegro,  em  2019. Desta vez, ele está  de  volta,  porém, com  uma  adaptação especial para o cinema. No formato Cine Teatro, a exibição de estreia será na próxima sexta-feira,  21, às  19 horas, no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. Serão abertas 25 vagas para o público em geral e as vagas restantes são destinadas aos profissionais / estudantes das áreas de psiquiatria,  psicologia e afins, que poderão fazer reserva antecipada pelo telefone (63) 9 9233- 4165 (whats).
 
Na sinopse, um objeto de arte e uma noiva enviada por uma agência de matrimônios são o pano de fundo de “O Antiquário Frankl”, que trata de conflitos e contradições da psique humana. Um suspense com tons de comédia que instiga a reflexão: Quantas faces tem um homem? Será que mostramos o que somos ou vivemos de aparências? Será tudo uma questão de escolha? Ou pode ser esse um jogo mortal? A direção cênica é do ator e humorista Paulo Vieira e a classificação etária é de 14 anos.
 
De acordo com o ator e Produtor Executivo, Kaká Nogueira, a produção é atemporal e sem um território definido, contudo, a montagem foi referenciada na cultura histórica do Tocantins e Região Norte, que enriqueceu o espetáculo com elementos e conceitos que nortearam a concepção da luz, som, cenário e até da interpretação, formando uma identidade única e marcante. “O Antiquário Frankl possui um cenário riquíssimo que remete a um antiquário desativado, traz uma diversa caracterização realista, cheia de simbolismos e dualidade, com influência nos traços da arquitetura colonial das cidades históricas do Tocantins, sem perder outras influências mais modernas”, afirma o artista.
 
Atriz de “O Antiquário”, Bell Gama complementa que o espetáculo foi concebido e pautado na dualidade, representada nas cores, quantidade, simbolismos e sentimentos. “Da mesma forma na construção dos personagens que permeia a dúvida e intencionalmente não se pretende dar respostas e sim inquietar e induzir à reflexão e questionamentos. Um espetáculo com tom cinematográfico, marcado pela luz e interpretação mais próxima do realismo. Um enorme desafio fazer um suspense no teatro, um gênero pouco comum, e desafio maior, nesse novo formato, estamos aqui para errar, acertar e evoluir”. Declara a atriz.
 
Dramaturgia

Escrita por Wilson Fumoy, O Antiquário Frankl possui um texto dramatúrgico impactante, que revela profundo entendimento da contradição da psique humana, numa obra atemporal e sem territorialidade. “Uma peça centrada no diálogo com valorização da palavra que necessariamente conduz o ator a um estudo detalhado das infinitas possibilidades da expressão humana. Não há protagonismo, os personagens são igualmente relevantes, envoltos em suas bolhas emocionais e máscaras sociais, complexos, profundos e marcantes”, adianta Kaká Nogueira.
  
Projeto

O projeto O Antiquário  Frankl é uma realização da  Cia Cenaberta, contemplado pelo prêmio AldirBlanc  Tocantins, da Agência do Desenvolvimento do Turismo,Cultura e Economia Criativa (ADETUC) e Governo Federal - Ministério do Turismo- Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura. 
São previstas ainda uma série de ações para democratizar o acesso ao espetáculo e a formação de plateia, como a  exibição de dez  sessões  online e oficinas de  capacitação em  artes  cênicas voltadas para artistas da capital e  interior do Tocantins. Como a entrada será franca, a Cenaberta receberá doações de alimentos não perecíveis para serem distribuídos aos artistas em situação de vulnerabilidade social.
 
Cenaberta

A Companhia de Pesquisas e Produções Artísticas (Cia Cenaberta de Teatro) vem trabalhando com pesquisas e produções teatrais desde 2009, e mantem como parceiros um elenco de profissionais do teatro, como atores, diretores, dramaturgos, produtores e técnicos, que facilitam as produções artísticas e manutenção do repertório da Companhia.
Já produziu vários trabalhos cênicos nesses 10 anos, destacando-se os espetáculos: Torrenegra (2009-2017); Dias Difíceis (2012-2016); O Assalto (2012); O Político (2013); L!ngua PreZa (2015), O Antiquário Frankl (2019) e Drácula - a ética cósmica (2020), que podem ser conhecidos pelo site www.cenaberta.com.br, que conta com vasta galeria de fotos e informações técnicas dos trabalhos.

A Cia, durante estes primeiros 10 anos, realizou várias circulações pelo Brasil e tem grande relevância no cenário cultural do Estado do Tocantins e Região Norte do país.