Palmas
27º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
CINEMA EM CASA

Plataforma online disponibiliza curtas-metragens produzidos no Tocantins

21 abril 2020 - 12h14

‘Fique em Casa’, essa é a maior necessidade em meio ao enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19). Assim, atividades corriqueiras como ir ao cinema não são possíveis por enquanto. Desta forma, para colaborar com este momento e oferecer mais opções de lazer para aqueles que devem ficar em casa, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e parceiros do setor de audiovisual de Palmas lançam a plataforma Curta Palmas, que oferece acesso gratuito, online, a curta metragens e outros produtos do audiovisual produzidos por cineastas da região.

Acessível por meio do endereço http://www.curtaspalmas.com.br/, o Curta Palmas nasce em meio à pandemia do coronavírus (Covid 19) como uma contribuição à população para este momento em que ficar em casa se faz tão necessário.  Já estão disponíveis filmes produzidos no Tocantins, por gente que trabalha e vive aqui, sendo assim, além de diversão e leveza, eles também nos trazem identificação cultural.

“É a nossa arte na tela, uma forma de valorizar a produção local, a nossa identidade e de todos aqueles que fazem cultura em Palmas, que neste momento não estão nos palcos, nas ruas, por trás e em frente às câmeras, mas que já produziram um legado que pode ser apreciado por todos”, ressalta o presidente da FCP, Giovanni Assis.

A curadora do Cine Cultura, Elisângela Dantas, explica que a ideia é continuar promovendo a democratização do acesso à produção audiovisual nesse momento em que o Cinema precisa permanecer fechado. Elisângela explica que buscou a parceria dos realizadores, produtores e cineastas do Tocantins, que cederam o acesso a seus filmes de graça. “A gente pode contar com essa grata colaboração dos fazedores do audiovisual do Tocantins, que foram fundamentais para a construção dessa plataforma”, disse.

No curtaspalmas.com.br o público já dispõe de mais de 30 filmes, entre os gêneros infantis, documentários, dramas, romances, resultado de uma vasta produção do audiovisual tocantinense.

João e Maria – Uma Aventura no Cerrado

Um dos destaques do lançamento da plataforma é o curta, ‘João e Maria uma Aventura no Cerrado’, filme infantil de Marco Aurélio Jacob produzido pela Fábrica Produções com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

No filme, aventura, emoção e mistério envolvem os personagens da história adaptada do conto universal dos irmãos Grimm. Os personagens mitológicos da cultura popular tocantinense se mesclam na trama dos irmãos João e Maria, dando uma pitada de regionalismo a história.

Parceiros

Realizadores: Hélio Brito, Hermes Leal, Ramon Faria, Gleydsson Nunes, Caio Brettas, Mayane Káren, Monise Busquets, Mayara Ponce, Talita Melz, André Araújo, João Luiz Neiva, Mário Ponce Jr., Wherbert Araújo, Eva Pereira, Yonara Aniszewskii, Henrique Terra e Nival Correia, Ana Kamila, Ernesto Rheinboldt, Helen Lopes, Juliane Almeida, Antônio Souza, Marco Aurélio Jacob, Ana Jaimile Cunha, Paulo Roberto Cruz França, Jorge Cardoso Dias, Dimas Magalhães, Fábio d´Abadia, Cássio Renato Cerqueira e Geuvar Oliveira, Roberto Giovannetti, Luiz Otávio Izidoro de Menezes, Erick Henrique Góes e Mario Francisco Ponce.

Produtoras: HB Filmes, MZN Filmes, Fábrica Produções, SuperOito Produções Audiovisuais, Tapioca Filmes, Hermes Leal Produções, Jubalina Produções, Play Designer ,Spatium Produções ,  Gabiroba Filmes , Círculo Filmes , HL Filmes e  Núcleo de Produção Digital da UFT (NPD), Arara Comunicação e Antoniu’s Produções.