Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
ARAGUANÃ

Prefeito libera temporada de praias e explica como funcionará pontos turísticos

24 junho 2021 - 09h44Por Redação

Um novo decreto publicado nesta quinta-feira (24), pela prefeitura de Araguanã no Norte do Tocantins, libera a temporada de praias mediante regras específicas de prevenção à pandemia.

Assinado pelo prefeito Max Barbosa (PL), o decreto argumenta que todos os barqueiros do município foram imunizados e que em razão do potencial turístico da cidade é comum a presença de banhistas e acampamentos nas praias e balneários.

A cidade que fica às margens do rio Araguaia é um dos destinos turísticos mais procurados na região na temporada de verão qu aconteceu entre os meses de junho a setembro. Entre praias desertas e fluviais, as mais conhecidas são a Ilha grande e Escapole. 

Como vai funcionar?

Conforme o decreto as praias do município poderão funcionar diariamente das 08h às 19h e para ter uma tenda instalada nos espaços de lazer, o interessado deverá fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Turismo e receber um código de controle.

Além disso, as estruturas precisarão respeitar um distanciamento de 10 metros das demais com o limite máximo 10 pessoas por tenda.

Nas embarcações particulares e comerciais que levam visitantes até as ilhas será permitida somente 50% da capacidade e quem descumprir poderá ser multado em R$ 100 reais. 

A fiscalização será feita por equipe volante para inspeção por vias fluviais e a cidade também contará com barreiras sanitárias e fiscalização nos portos e nas ilhas durante os finais de semana.

As normas também serão fiscalizadas pelos órgãos do município e denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar ou pelo telefone (63) 3428-1124.

Segundo o último boletim epidemiológico estadual, Araguanã tem 554 casos confirmados de coronavírus e 13 mortes desde o início da pandemia.

*Com informações do G1 Tocantins