Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
ARAGUAÍNA

Prefeitura cancela Carnaval e mantém decreto que proíbe realização de festas

03 fevereiro 2021 - 14h01Por Redação

A Prefeitura de Araguaína cancelou as festas de Carnaval que seriam realizadas neste ano, devido aos dados epidemiológicos do município.

Desde o início da pandemia, a cidade já registrou quase 20 mil casos de e contabilizou 256 mortes, de acordo com os dados desta terça-feira (02) da Secretaria Estadual da Saúde. 

Segunda a prefeitura, os custos para o evento seriam superiores a R$ 350 mil em 2021 e com que o cancelamento, o valor será destinado para outros eventos e atividades esportivas.

"A gente tem observado que no centro-norte do país, os números da pandemia têm aumentado. Então, para resguardar a população dessa situação que é complicada e que infelizmente, já levou muita gente a óbito, a prefeitura decidiu cancelar o Carnaval, visando justamente a proteção da população", explica o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira.

Medida de prevenção

No dia 18 de janeiro, a Prefeitura publicou um decreto que proíbe a realização de eventos em espaços públicos e privados do município. Para o infectologista Evaldo Stanislau, no atual momento é importante evitar as festas. 

"Nesse momento, além de a gente precisar vacinar o maior número de pessoas possível, o mais rapidamente possível, com a vacina que a gente tiver a mão, e todas são boas e seguras, nós precisamos continuar fazendo a nossa parte: não aglomerar", comentou o especialista.

Já para o comércio, o diretor da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), Márcio Parente, explica que uma convenção coletiva foi firmada por sindicatos de diversas classes permite o trabalho durante os dias de carnaval.

"Esse ano, o comércio abre normalmente, não é feriado. Bancos não abrem na segunda-feira, mas nós estaremos com o comércio totalmente aberto", disse.

Dados da vacinação

Segundo dados da prefeitura, 1.352 pessoas já receberam a primeira dose da vacina. Ao todo foram 1.304 profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia, além disso 48 idosos que moram em casa de acolhimento também receberam imunizantes.

Segundo dados do IBGE, Araguaína conta com uma população de 183.381 habitantes.