Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
CINE CULTURA

Releituras clássicas e contemporâneas musicais ganham projeção audiovisual

17 novembro 2021 - 12h40

Uma experiência desafiadora que une estética, perfomance musical, música contemporânea e ainda o audiovisual, o projeto “As Gerações dos Mortais Assemelham-se às Folhas das Árvores” terá estreia na próxima sexta-feira, 19. A primeira exibição acontecerá no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, às 20 horas, restrito a convidados, porém, haverá ainda exibição aberta e gratuita pelo canal do Youtube do Coletivo N.S.L.O, a partir de sábado,20. 

O projeto é fruto de uma colaboração entre o pianista Dario Rodrigues Silva (Caçapava-SP) e o compositor Heitor Oliveira (Palmas-TO). A obra consiste em um sarau para pianista e assistentes com música de Heitor Oliveira e textos de Homero, Dante, Camões e Shakespeare, criada originalmente entre 2015 e 2017. Agora, é apresentada em formato audiovisual como um sarau para pianista e assistentes.

Conforme Heitor, trata-se de relações entre leituras de passagens literárias clássicas e a criação musical contemporânea, propondo a interação do pianista com seus assistentes. ““É fruto de um processo de criação e de performance que proporciona reflexões e provocações no âmbito de práticas criativas colaborativas e interartísticas””, declara.

Roteiro

Ainda de acordo com o artista, na primeira parte, a composição desenvolve variações de ciclos rítmicos baseados na organização dos calendários gregoriano e positivista. Na segunda parte, constroem-se relações entre a leitura de passagens literárias clássicas e a exploração de sonoridades não tradicionais do piano e de sua combinação com vozes e ações dos assistentes. Na terceira parte, o recital é interrompido por um estranho cortejo pelas entranhas do teatro. Finalmente, na quarta parte, a composição assume caráter rapsódico, enquanto o pianista e assistentes lidam com as ruínas de suas lembranças e esperanças.
Para adaptação ao formato audiovisual, o projeto contou com direção de fotografia de Roberto Giovanetti, da Vanguarda Audiovisual. 

Projeto

Uma realização do Coletivo N.S.L.O com produção da Fluxo Criativo, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

No dia 18 de novembro, o projeto exibe ainda lançamento fonográfico da obra musical em plataformas de streamings.

Equipe

Concepção e Roteiro: Heitor Oliveira e Dario Rodrigues Silva 
Compositor: Heitor Oliveira PIANISTA Dario Rodrigues Silva
Assistentes: Carla Lisboa, Cleyton Silva, Diego Santos, Fernando Barros, Henrique MMachado, Markelaine Batista, Raiane Oliveira e Ronalda Pinto
Direção de fotografia: Roberto Giovanetti 
Direção de Som: Fred Garibalde 
Cenografia: Fernanda Rodrigues
Produção Executiva: Tales Monteiro 
Afinação de Piano: José Mendes 
Assessoria de Comunicação: Cinthia Abreu
Agradecimento: Universidade Federal do Tocantins (câmpus Palmas), Comsaúde (Porto Nacional), Centro de Convenções Mauro Cunha (Gurupi), Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul e Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Capes