Palmas
28º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
EVENTO DIGITAL

Sindicato Rural anuncia que realizará edição da Expoara no próximo mês

25 setembro 2020 - 10h39

A Expoara – Exposição Agropecuária de Araguaína que todos anos ocorreu no mês de junho, foi adiada por causa da pandemia, mas desta vez, o evento terá um formato diferente, 100% digital.

O Sindicato Rural de Araguaína anuncia que a Expoara Digital 2020 será realizada do dia 13 a 16 de outubro, com a 15º semana tecnológica em que especialistas foram convidados para ministrar cursos, palestras, debates e fóruns sobre temas da agropecuária. O evento também conta com a participação da Ministra da Agricultura e Pecuária e também engenheira agrônoma, Tereza Cristina.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Wagner Borges mesmo com as mudanças adotadas por causa da covid-19 a expectativa é positiva. “Esperamos ter uma grande participação dos produtores e do público em geral, pois são temas de muito interesse e de anseio para o produtor e todos do agronegócio, estamos com uma expectativa muito positiva”, afirmou.

O vice-presidente do SRA Edvando Baldoino ainda complementa sobre a importância de disseminar conhecimento e informação. “Essa gestão do sindicato se preocupa muito em levar informação e defender as questões do pecuarista, então a gente não poderia deixar de fazer mesmo que em formato digital a semana tecnológica,” afirmou.

Em 2019, cerca de 120 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Dair José Lourenço e a feira movimentou mais de 60 milhões. Segundo o empresário Renato Borguetti que participou do evento, a feira contribuiu muito para sua loja agropecuária. “A semana tecnológica envolve a questão de transferência de conhecimento e tecnologia, muito parecido como o nosso propósito de empresa que é levar esse conhecimento para o produtor rural”, ressaltou.

A Expoara esse ano contará apenas com a parte tecnológica que será exibida pela primeira vez na internet, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde. De acordo com o diretor do Sindicato Rural e também agropecuarista, Paulo Sérgio Marquez, ir para o online foi necessário. “Apesar de não ser o formato que estávamos acostumados foi a maneira que encontramos de continuar levando conhecimento ao produtor nesse momento de pandemia”, explica.

O SRA em breve irá divulgar a programação do evento, mas o Diretor Irair Dias adianta que tudo foi pensado com muito carinho. “As palestras terão a participação do que se tem de melhor em conhecimento sobre cada tema específico, sendo muito importante para os acadêmicos de medicina veterinária, zootecnia e agronomia”, disse ele.

Para a realização desse evento, o Sindicato Rural conta com a parceria do Sebrae, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e com o apoio do Governo do Estado do Tocantins, a Prefeitura de Araguaína e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).