Palmas
31º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
30º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
FESTA EM PALMAS

Toca pra Praça atrai mais de 10 mil pessoas e promove resgate do espírito carnavalesco

17 fevereiro 2020 - 12h29

O espírito do carnaval contagiou a todos os palmenses e turistas que estiveram na Praça dos Girassóis, neste sábado, 15, para acompanhar e se divertir com a programação do Toca pra Praça, uma festa pré-carnavalesca realizada pelo Instituto Cidadania Amazônia, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), e com liberação de emenda parlamentar. Segundo dados da Polícia Militar, mais de 10 mil pessoas compareceram.

A programação, que começou à tarde, conquistou as famílias que levaram suas crianças para se divertirem. “Adorei, já trouxe minha filha de um ano para sentir a alegria contagiante do carnaval”, comemorou Nayana Oliveira, no momento em que os bonecos, palhaços e malabaristas do Circo Os Kaco invadiram a frente do palco montado no estacionamento ao lado do Memorial Coluna Prestes, ao som de Ítalo Pereira. Antes, a animação ficou por conta do grupo Jujubas e atividades lúdicas, como aulas de pintura levavas pelo Sesc, um dos parceiros da iniciativa.

Parceria, por sinal, foi a tônica dessa grande festa organizada para as famílias. A Vila Gastronômica contou com apoio direto da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-TO), que realizou curso de boas práticas de atendimento para os empresários participantes; o projeto To Invisível arrecadou alimentos não perecíveis, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e calçados, cobertores, para serem doados às famílias carentes de Palmas; o Mujica Bar e o bloco Boto Fé Nesse Carna mobilizaram seus seguidores para participarem da programação.

Mais de 10 mil foliões lotaram a praça - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

O ponto alto da festa foi o desfile de passistas, Rei Momo e integrantes dos blocos Boto Fé Nesse Carna, Os Curraleiros do Tocantins e Grito das Mulheres, puxados pela percussão do grupo Tambores do Tocantins, que revitalizaram o sentimento de amor a esta que é a maior festa popular do Brasil. “Agradecemos a retomada do Carnaval em Palmas”, comemorou a cantora Veridiana Barreto, do grupo Jujubas.

O governador Mauro Carlesse esteve presente com sua família e circulou entre o público e os comerciantes que apostaram na festa, enfatizando a disposição do Governo do Estado em valorizar as tradições locais, bem como incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, comemorou o sucesso da festa, o empenho da equipe realizadora e dos parceiros e lembrou que o fomento a eventos como este é uma das missões do Governo. “Promover a cultura é uma das prioridades da atual gestão e estamos no caminho certo. Destaco e agradeço a parceria com as polícias civil e militar por garantirem a segurança dos foliões. Não houve nenhuma intercorrência, confirmando, assim, o ambiente saudável e familiar que conseguimos proporcionar”, frisou o gestor.

Presidente da Adetuc, Tom Lyra, e superintendente de Cultura, Lorena Ribeiro, com foliões durante o Toca Pra Praça - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

A programação, que contou apenas com artistas locais, foi amplamente aprovada pelo público que se surpreendeu com a qualidade das apresentações, incluindo a Banda da Polícia Militar, Júnior Sete Cordas, 3 Tons de Preto, Carolina Oliveira e Marcelo Bahia, que interpretaram sucessos carnavalescos de todos os tempos.