Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
21º
Porto Nacional
26º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
ETAPA INTERNACIONAL

Tocantinense é finalista de premiação da ONU para mulheres empreendedoras

29 abril 2020 - 19h07

A empresária tocantinense Fernanda Castro é finalista do Empretec Women in Business Awards, prêmio conferido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad). A premiação reconhece às mulheres empreendedoras, que tenham participado do Empretec e que transformaram as comunidades onde atuam.

Há quatro anos, ela fundou sua própria agência de turismo e viu o cotidiano do município de Rio da Conceição, que possui menos de dois mil habitantes e está 370 km distante de Palmas, se transformar. “O Empretec abriu minha mente para enxergar o potencial turístico da região das Serras Gerais, que antes era conhecida como corredor da pobreza. Criei minha agência de turismo e comecei a atuar diretamente com a comunidade. Fundamos o grupo de teatro Retalho de Artes” explicou a empresária que também é vice-presidente da Associação de Turismo das Serras Gerais (ASSEGTUR).

Para a empresária, participar dessa premiação é uma forma de reconhecer a transformação que o turismo proporcionou a região das Serras Gerais. “Nosso incentivo fez com que mais agências de turismo fossem criadas. Tivemos outros bons exemplos como a minha mãe que abriu seu próprio restaurante e o destaque do artesanato da região. Aos poucos, com apoio e ações do Sebrae, as Serras Gerais já é um dos destinos mais procurados do Brasil. Queremos despertar nos turistas essa transformação que nossa comunidade vivenciou”, afirmou.

Fernanda e outras cinco empresárias de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram indicadas pelo Sebrae Nacional e irão participar da cerimônia de premiação prevista para o mês de dezembro. As empresárias poderão ainda representar o Brasil na categoria internacional que elegerá o melhor caso de sucesso em empreendedorismo feminino nos países em desenvolvimento.

Empretec

O Empretec é um curso que tem o objetivo de desenvolver nos participantes, características de comportamentos empreendedores. O seminário foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando o fortalecimento destas características empreendedoras. O participante deverá nas entrevistas, identificar se possui o potencial empreendedor e verificar quais os pontos fortes e fracos. O programa teve início em 1988 e já capacitou 400 mil pessoas em mais de 40 países.

O prêmio

Organizado junto com a ONU Mulheres e o Commonwealth Women Business Forum, o Empretec Women in Business Award é concedido a empresas pertencentes a mulheres que se beneficiaram dos serviços de desenvolvimento de negócios do programa Empretec - um programa pioneiro da UNCTAD para a promoção do empreendedorismo em 40 países em desenvolvimento. No Brasil, o Empretec é executado pelo Sebrae, desde 1993.