Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
VIDA SAUDÁVEL

Turnê nacional ensina sobre alimentação saudável para crianças através do teatro

02 setembro 2021 - 11h06Por Ascom

Ensinar às crianças sobre a importância de uma alimentação saudável é uma difícil missão aos pais e educadores. O musical infantil “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar” é o mais novo projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), com sede em Araguaína – Tocantins, e visa facilitar esse acesso ao conhecimento, ensinando de forma lúdica e divertida aos pequenos sobre a importância de consumir alimentos saudáveis. A peça é voltada ao público infantil, com idade entre 6 e 10 anos, entrará em turnê nacional neste mês de setembro.

O musical Ted, Nina e o Boi do Tempo” circulará pelas cidades de Araguaína, (TO), Marabá (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Barra do Garças (MT) e Palmas (TO). A estreia da turnê acontecerá no município de Araguaína com sessões de sexta-feira, 03, a domingo, 05, às 18h30 e 20 horas. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na sede do Espaço Cultural Artpalco em Araguaína, localizado no no Setor Central. Em todas as apresentações serão cumpridos redução da capacidade de lotação de cada espaço em até 50% da lotação, distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

A apresentação do espetáculo teatral é realizada pelo grupo de teatro Artpalco e conta a história dos irmãos Ted e Nina, que vivem emburrados com sua mãe, que insiste em oferecer para eles uma alimentação saudável. Em uma oportunidade, eles fogem de casa para se livrar da hora do almoço e encontram um velho sábio que os presenteia com um boi mágico, que tem o poder de viajar no tempo.

Espetáculo

Para instigar a atenção e deixar o público infantil atento aos ensinamentos, o espetáculo se utiliza de fantoches, música, dança, brincadeiras, o universo do clown e até a cultura popular, com um boi-bumbá como um dos personagens da história. “Para aproximar a apresentação do universo infantil, buscamos uma produção cheia de ludicidade, com uma linguagem mais próxima das crianças para falar da importância de uma rotina alimentar que inclua frutas, verduras e legumes, estimulando a alimentação saudável desde sempre", explica o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro.

Ainda de acordo com o diretor, o objetivo do projeto é despertar a consciência das crianças sobre uma alimentação saudável. “Ted e Nina são duas crianças comuns, onde uma gosta de uma alimentação a base de verduras e frutas e sua irmã prefere alimentos que não são tão saudáveis. Então, elas conhecem um personagem fantástico (o Boi do Tempo) e viajam duzentos anos no futuro, onde a alimentação é feita toda através de cápsulas em comprimidos e eles então sentem saudade da comida, de uma alimentação equilibrada”, descreve o diretor e dramaturgo.

Muito além de debater apenas a importância da alimentação saudável, o espetáculo infantil destaca também sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente. “Queremos que as crianças se envolvam e também levem essa discussão para dentro de casa, para o seu seio alimentar, sobre a importância de se alimentar com saúde e também sobre a importância do meio ambiente, reforçando que se a gente não cuidar da nossa terra, ela já não mais produzirá”, conclui Luiz Navarro.

Projeto         

A montagem e circulação do espetáculo “Ted, Nina e o Boi do Tempo” é fruto de projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) executado por meio a Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania e patrocínio do Atacadão.

Este é o primeiro projeto do Isca que recebe patrocínio do Atacadão e, para a presidente Ana Cristina dos Santos Lira, trata-se de uma oportunidade de incentivar a democratização da arte, pois há poucas atrações de cultura e arte produzidas em Araguaína, no Tocantins. Com o patrocínio do Atacadão, o Isca terá a oportunidade de utilizar a arte como instrumento de transformação social, nascida no Norte do Tocantins e repercutida em diferentes regiões brasileiras.

Isca

Criado em 2014, o Instituto Social Cultural Araguaia (Isca) é uma organização sem fins lucrativos, que possui atividades de caráter ambiental, educacional, cultural, recreativo, desportivo, social e promoção da cidadania. O Instituto oferece cursos gratuitos para comunidades carentes, como pintura em tecido, artesanato em biscuit e também atividades artísticas como teatro, dança, artesanato e defesa pessoal, dentre outros. O Isca trabalha com projetos no campo social, cultural e esportivos, principalmente para comunidade de baixa renda.

Turnê - Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar

Dias 03, 04 e 05/09– Espaço Cultural Artpalco em Araguaína – Sessões às 18h30 e 20 horas

Dia 7/09 – Cine Marrocos em Marabá – Sessões às 16 horas e 18h30

Dia 11/09 – Teatro Amazonas em Manaus – Sessões às 18h30 e 20 horas

Dia 12/09 – Usina de Arte em Rio Branco – Sessões às 17 horas e 18h30

Dia 15/09 – Teatro Banzeiros em Porto Velho– Sessões às 8h30 e 15h30

Dia 16/09 – Escola EEEMTI Jovem Gonçalves Vilela em Ji-Paraná – Sessões às 18h30 e 20 horas

Dia 19/09 – Centro Cultural Valdon Varjão em Barra do Garças – Sessões às 17 horas e 19h30

Dia 21/09 – Teatro Sesc Palmas em Palmas (TO) – Sessões às 17 horas e 20 horas