Menu
Busca sábado, 21 de setembro de 2019
(63) 99292-6165
Araguaína
38ºmax
23ºmin
ToledoFibra
COLUNA

Vitrine Cultural

Odilon Santos, a trajetória de um artista romântico convicto

20 setembro 2010 - 10h09

O cantor Odilon Santos, é natural da cidade de Itumbiara, estado de Góiás. Filho do comerciante e ex-vereador de Colinas, Luis dos Santos e da saudosa Terezinha dos Santos. Antes de viver na cidade de Araguaína, Odilon morou na cidade de Colinas e após isso se mudou para Goiânia – GO, onde trabalhava como funcionário público.


O ínicio da carreira

Chegou a Araguaína em 1976 e por volta do ano de 1978 deu início à sua carreira artística se apresentando nos barzinhos da cidade. “Araguaína, é o berço da minha carreira, é a cidade que eu amo e que me acolheu e onde eu vivo muito feliz com minha família”. A veia artística de Odilon puxou dos pais que como ele, adoravam cantar. Seus primeiros passos musicais foram desenvolvidos ainda na igreja quando adolescente.


Quando começou a cantar em Araguaína, participou dos famosos festivais de talentos da época promovidos pelo Colégio Santa Cruz com outras especialíssimas participações artísticas regionais como: Genésio Tocantins , Juraíldes, Santos Bahia, Madiam Braga, entre outros. “Foi uma época de ouro, que eu guardo com muita saudade na minha memória, participar de eventos como esse com grande amigos meus”.

Composições de sucesso

Mas não foi somente nos barzinhos e nos festivais que Odilon santos se destacou como artista. Além de cantor, Odilon passou a se mostrar um exímio compositor. “Comecei a compor, na época dos festivais, foi um verdadeiro exercício pra mim, e a partir de então, escrever letras e fazer melodias se tornou uma de minhas verdadeiras paixões”.
Uma das primeiras composições de Odilon a fazer sucesso e ganhar espaço na mídia nacional foi a música “Sei que vou te amar” que ele escreveu para o cantor Rui Barbosa. A dupla sertaneja João Paulo e Daniel foi agraciada também com uma de suas composições, a música “Vai e Volta” que rendeu o 1º disco de platina da dupla. Odilon também gravou programas de TV a nível de Brasil: “Gravei cerca de quatro programas do nosso saudoso Bolinha na rede Bandeirantes, que pra mim foi uma grande satisfação”.


Trabalhos

O primeiro trabalho exclusivo de Odilon Santos foi em 1995, o CD, “Desejo” trazendo como carro-chefe, a música “Calcinha Preta”, depois disso, outros trabalhos surgiram como “O bailão do Odilon Santos” , “100% seresta” e o mais recente trabalho do cantor que é intitulado “Saudades Românticas” com a música de trabalho “Eu nunca mais vou te esquecer” composição de Moacir Franco. O CD foi lançado no parque das águas com a promoção de Manu do Carmo e Rubens Barraria e participação especial de Raimundo Paulino e Josafá.


Promovendo a cultura

Além de apresentações artísticas por toda a região do Tocantins e Estados vizinhos, Odilon Santos atualmente trabalha como Diretor de Cultura na prefeitura de Araguaina. “Fui convidado a contribuir com a cultura de nossa cidade pelo prefeito Valuar Barros e a secretária de cultura Marly de Carvalho e obviamente aceitei, porque pela cultura de Araguaína trabalho com a maior satisfação”.

Odilon declara que atualmente tem se dedicado bastante juntamente com a equipe da Secretaria de Cultura para a elaboração de projetos que possam engradecer a cultura araguainense, dentre eles a volta do festival de música de Araguaína que não aconteceu ano passado, além disso, tem feito shows por toda a região divulgando seu novo trabalho e ainda manda um recado para os artistas regionais. “Ficar parado eu não vou, amo minha profissão e estarei sempre engajado no melhor para nossa terra e os nossos músicos, cantores que se preparem porque estamos organizando um grande projeto para o festival regional de música daqui”.





 

Ao Vivo