Palmas
32º
Araguaína
33º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia

Ilha de São Vicente recebe Certificado de Remanescente de Quilombo

14 janeiro 2011 - 12h24

A Fundação Palmares, reconheceu a Comunidade da Ilha São Vicente, localizada a aproximadamente 620km de Palmas, no município de Araguatins, região do Bico do Papagaio, como Comunidade Remanescente de Quilombo.

A Secretaria de Segurnaça Justiça e Cidadania entregará a um representante da Comunidade, a Certificação expedida pela Fundação Cultural Palmares.

A solenidade de entrega será realizada às 15 horas desta sexta-feira, 15, na sala de reuniões da Subsecretaria de Justiça e Cidadania.

O reconhecimento é mérito do trabalho desenvolvido pela Subsecretaria de Justiça e Cidadania, através da servidora e historiadora Leonídia Batista Coelho. Todo o levantamento, diagnóstico situacional e pedido de Certificação foi realizado pela Subsecretaria.

Comunidade
A comunidade encontra-se sob demanda judicial pelas terras da família de Salvador Batista Barros, que se autodefine como quilombola, posto que seu avô, Henrique Julião Barros, foi escravo do fundador do município no longínquo ano de 1868.

Hoje, são mais de 14 famílias com cerca de 60 pessoas que moram na ilha, ou no outro lado do rio, no Pará, há outros tantos que ganharam casa na cidade, mas formam uma única comunidade. (Com informações da Ascom Cidadania e Justiça)

--