Palmas
29º
Araguaína
28º
Gurupi
30º
Porto Nacional
29º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
INVESTIMENTO

Estado e parceiros alinham lançamento de projeto turístico no Tocantins

06 junho 2019 - 11h52

Representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Secretaria da Comunicação e Cerimonial do Palácio Araguaia estiveram reunidos na tarde desta quarta, 5, para alinhar as ações voltadas ao seminário de lançamento do programa Investe Turismo no Tocantins. O evento será realizado no dia 24 de junho, no auditório do Palácio Araguaia, com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O programa do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), tem como objetivo a convergência de ações e investimentos para promover o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e a competitividade de 30 Rotas Turísticas estratégicas do Brasil.

Seu investimento inicial, abrangendo destinos das cinco regiões brasileiras, é de R$ 200 milhões. Do Tocantins, foram contemplados os municípios de Palmas, Mateiros e Ponte Alta, estes dois últimos na região do Jalapão. Um novo evento, em Ponte Alta, está marcado para o dia 29.

Os eventos dos dias 24 e 29 servirão para reunir todos os atores públicos e privados ligados à atividade turística para apresentar a situação das ações e dos projetos que serão desenvolvidos por meio do programa; apresentar linhas de crédito para o turismo, como as do Fungetur e Prodetur+Turismo; sensibilizar prestadores de serviços turísticos para a formalização, por meio do cadastro no Cadastur e apresentar os serviços disponíveis do Sebrae que atendem ao setor turístico.

De acordo com o presidente da Adetuc, Tom Lyra, toda a mobilização em torno do lançamento se faz necessária, para que todos os atores do trade turístico possam compreender a importância desta ação e todas as formas possíveis de participação. “O governador Mauro Carlesse está acompanhando todas as ações voltadas para o desenvolvimento do setor no Brasil e no Estado”, lembra.

A vice-presidente da Agência, Mounira Hawat, lembra que o seminário do dia 24 deverá seguir modelo proposto pelo próprio MTur, com adaptações que atendam as necessidades da gestão local. E enfatiza que um dos destaques da programação serão os atendimentos individualizados.

Uma nova reunião, desta vez com participação da equipe técnica do Sebrae Tocantins, está agendada para a tarde desta quinta-feira, 6 .