Palmas
24º
Araguaína
28º
Gurupi
28º
Porto Nacional
25º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
PRIMEIRA EDIÇÃO

Projeto "Sexta Cultural" estreia em julho e promete animar o público com atrações variadas

24 junho 2019 - 18h14

O projeto Sexta Cultural terá sua primeira edição no próximo dia 12 de julho. A alteração da data – a previsão inicial era 28 de junho – ocorre em função da mobilização que o evento vai envolver, conforme explica o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra. Não será um show, mas um grande encontro de representantes da economia criativa tocantinense.

Além das apresentações musicais e intervenções teatrais e circenses, visando a formação de público e divulgação dos artistas regionais, está prevista a montagem de uma praça de alimentação em frente ao Memorial Coluna Prestas, com venda de produtos artesanais e espaço para comercialização de CDs e outros produtos dos artistas participantes.

A ação é da Superintendência de Cultura da Adetuc. Segundo o gerente de Fomento e Promoção da Cultura da Adetuc, Álvaro Junior, serão seis edições nesta primeira temporada, com 26 artistas/grupos ao todo. A primeira terá como atrações os músicos Genésio Tocantins, Quésia Carvalho, Luiz Tupiniquim, Júnior Sete Cordas e Éverton dos Andes, com intervenções de grupo de hip hop e Circo Os Caco. O encerramento será no dia 4 de outubro, integrando as ações em homenagem ao aniversário do Estado.

Hélder Peixoto, responsável pela produção dos shows, informou que a alteração também atende as agendas pré-estabelecidas dos artistas. Desta forma, os cantores Chiquinho Chokolate e Keila Lipe, que estavam agendados para a estreia, farão suas apresentações respectivamente nos dias 23 de agosto e 4 de outubro, e o grupo Trupeaçu subirá ao palco no dia 26 de agosto.

De acordo com a Superintendência de Cultura, esta temporada piloto terá sequência em 2020, com novas apresentações.