Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
30º
Porto Nacional
31º
CAPACITAÇÃO

Centenas de recenseadores passam por treinamento no Tocantins

19 julho 2022 - 09h05Por G1 Tocantins

Começou nesta segunda-feira (18) o treinamento dos recenseadores que irão coletar as informações para o Censo 2022. No Tocantins, 1.374 pessoas fazem a capacitação aplicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 93 municípios.

Segundo o IBGE, o treinamento é feito em 120 salas distribuídas entre as cidades. A capacitação segue até sexta-feira (22) e tem a carga horária de 8 horas. Para os recenseadores que irão coletar dados dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), como indígenas e quilombolas, ainda haverá mais um dia de capacitação, marcado para segunda-feira (25).

Conforme a gerente de Treinamentos de Censos do IBGE, Cynthia Damasceno, o treinamento consiste em um curso EAD, com conceitos fundamentais para o cargo. Também haverá uma etapa autoinstrucional com a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, disponíveis no site do Censo 2022.

“Nós vamos começar o treinamento dos recenseadores na etapa presencial, mas eles já estão sendo treinados há tempos”, explicou a gerente de Treinamentos. O recenseador irá entrevistar os moradores a partir do dia 1º de agosto.

A jornada de trabalho mínima deve ser de 25 horas semanais. A remuneração será contabilizada por produção e varia de acordo com o tempo de serviço e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios, segundo informou o IBGE.

O treinamento ocorre na modalidade presencial, entretanto, o IBGE informou ainda que os futuros recenseadores terão o apoio de aplicativos de treinamento no qual realizam atividades práticas e a avaliação de aprendizagem e de reação ao final do treinamento. A contratação do recenseador será efetivada após a aprovação no teste final do treinamento presencial.