Palmas
21º
Araguaína
26º
Gurupi
22º
Porto Nacional
22º
PROCESSO SELETIVO

Governo do Tocantins publica edital para seleção de brigadistas florestais

13 maio 2024 - 11h11

O Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial da sexta-feira, 10, o edital do processo seletivo simplificado para o Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF) e para a prestação de serviço voluntário na prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado. As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 13, a partir das 10 horas. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O processo é coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) com intermédio da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).Serão disponibilizadas 80 vagas distribuídas nos nove municípios onde há unidades operacionais do Corpo de  Bombeiros.  O curso terá carga horária de 40 horas e será realizado na modalidade presencial com aulas teóricas e práticas. 

Para realizar a inscrição, que segue até o dia 24 de maio, às 18 horas, o candidato deve acessar e preencher o link de inscrição on-line, disponibilizado no site do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins: www.bombeiros.to.gov.br.  Havera formaçao de cadastro reserva. 

A ação faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e os  profissionais têm a missão de evitar e combater incêndios, atuando em parceria com o Corpo de Bombeiros. 

“A seleção de brigadistas é  uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros, feita por intermédio da Defesa Civil. Então a Semarh entra como recurso financeiro e o CBMTO faz a coordenação desse grupo de brigadistas. Para esse ano, a proposta é selecionar e formar 80 brigadistas para atuarem na temática dos incêndios florestais, mas trabalhando com o Corpo de Bombeiros nas unidades operacionais. Têm surtido efeito essa dinâmica nos últimos anos, porque reforçamos a estrutura de resposta, não só aumentando a capacidade de responder aos incêndios naquele município onde tem o quartel, mas, em certo ponto, liberando militares para, havendo a necessidade, sair da sua sede e ir apoiar brigadas de algum município que, porventura, se depare com um grande incêndio, porque teremos grupo de brigadista voluntário atuando no município e, com isso, você libera alguns militares para atuar na sua regional”, explica o superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo Alves. 

As vagas estão divididas da seguinte forma: 16 vagas para Taquaralto/Taquaruçu;  dez vagas para Palmas; oito vagas para Araguaína, Gurupi e Dianópolis; já os municípios de Paraíso, Porto Nacional, Colinas, Guaraí e Araguatins vão disponibilizar seis vagas cada um. 

A seleção será feita por meio de Teste de Aptidão Física, além do preenchimento dos demais requisitos do edital, como: possuir idade entre 18 e 50 anos, até a data de matrícula no curso,  possuir boa condição de saúde, comprovada por atestado médico  e estar em dia com as obrigações eleitorais.

As aulas teóricas serão ministradas entre 11 e 14 de junho, nas dependências dos quartéis do CBMTO ou em outro lugar definido pelo Comando da Unidade Bombeiro Militar. Já as aulas práticas serão realizadas em áreas propícias para esse fim, inclusive em ambientes externos aos quartéis,  no  horário diurno e noturno. 

*Secom Tocantins