Palmas
28º
Araguaína
29º
Gurupi
30º
Porto Nacional
25º
COMISSÃO CRIADA

Governo planeja concurso para a Polícia Penal do Tocantins

28 novembro 2023 - 11h21

O governo do estado criou uma comissão para organizar o concurso público da Polícia Penal do Tocantins. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Tocantins desta segunda-feira (28).

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Segundo o documento, a comissão ficará responsável ela análise de viabilidade do concurso de provas e títulos para o provimento do cargo de Policial Penal. O grupo terá 120 dias para reunir as informações necessárias e concluir os trabalhos.

Fazem parte da comissão os servidores: Zenóbio Cruz da Silva Arruda Junior, Taís de Araujo Oliveira Ferreira, Jose Wellyngton Noronha Aguiar e Helio Pereira Marques, todos da Secretaria Estadual da Administração.

O último concurso que selecionou policiais penais foi realizado em 2014. Na época, a extinta Secretaria de Defesa Social ofereceu 1217 vagas para os níveis médio, técnico e superior. O salário variava de R$ 2.326,82 a R$ 3.656,43.

O concurso causou polêmica e gerou vários protestos. Isso porque o certame chegou a ser suspenso pela empresa responsável por causa da falta de pagamento por parte do Estado. O primeiro curso de formação foi feito só em 2016. Já a segunda turma foi formada pelo cadastro de reserva em 17 de setembro de 2018.

Concursos à vista

O governo do Tocantins está planejando fazer concursos públicos para selecionar servidores para o quadro geral, Naturatins, Adapec e Polícia Militar.

No início deste mês, foram criadas comissões para verificar a viabilidade das seleções. Ainda não há informações sobre a data em que os editais serão publicados.

Na época, o secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, destacou que a publicação era um importante passo para definir a possibilidade do Concurso. “Com essa divulgação, estamos não somente estabelecendo a comissão delegada de conduzir os estudos técnicos que irão determinar a viabilidade do concurso, mas também, um compromisso com a melhoria dos serviços prestados à sociedade tocantinense”.

*G1 Tocantins