Palmas
28º
Araguaína
26º
Gurupi
26º
Porto Nacional
28º
CENSO 2022

IBGE prorroga processo seletivo com 15.075 vagas para Recenseador

01 agosto 2022 - 09h57Por Meio Norte

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE divulgou a prorrogação de inscrições de Processo Seletivo que se destina a preencher um total de 15.075 vagas ao cargo de Recenseador.

Segundo o documento (prorrogação), as inscrições poderão ser realizadas até o dia 3 de agosto de 2022, por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

As vagas estão distribuídas entre as regiões dos estados do Amazonas; Espírito Santo; Bahia; Ceará; Goiânia; Maranhão; Minas Gerais; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Pernambuco; Paraná; Rio de Janeiro; Rondônia; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo e Tocantins.

As atribuições da função de Recenseador são: cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; apresentar-se ao informante com o uniforme e o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho; coletar, presencialmente e/ou por telefone, as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor; dentre outras funções que constam no edital.

A fim de atuar nos cargos, é necessário que o candidato tenha nacionalidade brasileira ou portuguesa, tenha 18 anos, esteja em dia com as obrigações eleitorais, e militares quando do sexo masculino, possua escolaridade de ensino fundamental completo, e dentre outros. Para pessoas que gozam das características listadas no edital, uma porcentagem de vagas será reservada.

A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas, tipo de questionário, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho será de no mínimo 25 horas semanais.

Da Seleção

Os candidatos serão avaliados em prova de títulos de caráter eliminatório e classificatório. Será considerado aprovado neste processo seletivo o candidato que obtiver aproveitamento igualou superior a 1 ponto do total de pontos da análise de títulos. Os candidatos classificados serão convocados para o treinamento por e-mail e/ou telefone. O treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado pelo IBGE e terá duas etapas, sendo autoinstrução e presencial.

O Processo Seletivo terá validade de um ano, podendo ou não ser prorrogado.