Já está disponível o cronograma da segunda edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), que será realizado em 2025. O edital com todas as regras será publicado em 30 de julho, e as provas estão previstas para o dia 19 de outubro.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O exame foi criado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e também será aceito pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) como forma de ingresso em cursos de graduação.
O QUE É EXATO
Segundo a UFT, o Exato não é um processo seletivo com oferta direta de vagas, mas sim uma prova de habilitação. Ou seja, cada instituição irá definir, em editais próprios, os quadros de vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2026, utilizando as notas obtidas pelos candidatos no exame.
No caso da UFT, 50% das vagas de graduação devem ser destinadas a quem participar do Exato. As demais serão preenchidas por meio do SiSU, com base nas notas do Enem.
INSCRIÇÕES
As inscrições para o Exato 2025 poderão ser feitas entre os dias 7 de agosto e 10 de setembro, com taxa de R$ 70.
Candidatos que se enquadrem em critérios de isenção poderão pedir gratuidade nos dias 7 e 8 de agosto. Têm direito ao benefício:
-
Estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico
-
Indígenas e quilombolas
QUEM PODE PARTICIPAR
Qualquer pessoa que concluiu ou esteja cursando o Ensino Médio pode participar da prova.
APLICAÇÃO DAS PROVAS
As provas serão aplicadas em 14 cidades do Tocantins, todas com campus de ao menos uma das instituições participantes (UFT, UFNT ou IFTO).


Edital deve ser publicado no dia 30 de julho e as inscrições poderão ser realizadas a partir de 7 de agosto - Crédito: Poliana Macedo/UFT


