Palmas
29º
Araguaína
30º
Gurupi
26º
Porto Nacional
31º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

MEC lança curso de 180 horas para professores do Ensino Médio público

22 agosto 2025 - 20h32

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira (21), o curso “Mais Ensino Médio”, voltado à formação de professores desta etapa da educação básica. A capacitação é totalmente virtual, com carga horária de 180 horas, e está disponível na plataforma Avamec. Para acessar, o interessado deve entrar com login pelo portal Gov.br, cadastrar-se e informar dados pessoais, vínculos profissionais e formação acadêmica.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O curso tem como objetivo principal melhorar a qualidade da educação, transformando práticas docentes e valorizando a juventude brasileira. Também promove reflexão sobre o currículo e políticas educacionais, como a Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), e sua adaptação à realidade das escolas públicas.

METODOLOGIA E CONTEÚDO

A formação combina teoria e prática, abordando temas atuais que impactam diretamente o trabalho docente e a aprendizagem dos estudantes. O curso utiliza o modelo de currículo em espiral, revisitando e aprofundando os conteúdos de forma progressiva, sem repetições desnecessárias.

A metodologia baseia-se na formação continuada e em serviço, utilizando estratégias de reconhecimento, intervenção produtiva e estudos de casos. Entre os módulos, destaca-se a cultura digital, alinhada à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que prepara os professores para usar a tecnologia de forma pedagógica e intencional na sala de aula.

Na segunda etapa, o curso explora práticas interdisciplinares e temas contemporâneos relevantes para as quatro áreas do conhecimento, incluindo crise climática e apostas esportivas (bets), abordando seus impactos sociais e econômicos.

DURAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O curso pode ser concluído em um mínimo de 45 dias e máximo de 200 dias. A aprovação depende da realização das atividades de fixação com nota mínima de 6 pontos. O certificado de conclusão estará disponível para download diretamente no menu do curso.

Além disso, há possibilidade de obtenção de certificado de especialização pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí, mediante aproveitamento de estudos.

NOVOS CURSOS COMPLEMENTARES

Para o Dia do Professor, em 15 de outubro, o MEC lançará quatro cursos complementares, um para cada área do conhecimento:

  • Mais Ciências Humanas e Sociais (Mais CHSA)

  • Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Mais CNT)

  • Mais Matemática e suas Tecnologias

  • Mais Linguagens e suas Tecnologias

Esses cursos se somam ao programa de especialização “Gestão da Escola Pública de Ensino Médio” (Gepem), voltado a diretores e coordenadores pedagógicos com graduação e atuação em escolas públicas, visando apoiar a implementação da PNAEM.

Segundo Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, a iniciativa fortalece a formação de profissionais das redes públicas, promovendo ensino de qualidade e alinhamento às políticas educacionais.