Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º
ENTENDA

Por que investir em um bootcamp de programação em vez de cursos tradicionais?

20 dezembro 2023 - 14h12

Na atual dinâmica de trabalho, tempo é algo que falta para a maioria das pessoas. Ao mesmo tempo, a exigência técnica é cada vez maior, tornando o desenvolvimento profissional cada vez mais complexo. Por isso, os bootcamps de programação aparecem como uma solução interessante para que as pessoas aumentem seu repertório e possam estar à frente na busca por uma nova oportunidade de trabalho.

Se você procura por um curso de desenvolvimento web, analista de dados, ou profissionais de cientista de dados e de teste de software, veja os detalhes de como funciona um bootcamp e entenda os motivos de porque ele é a melhor opção para você dar início ao seu verdadeiro desenvolvimento profissional no Brasil ou fora dele!

Qual a metodologia de um bootcamp de programação?

Logo de cara, fica evidente que um bootcamp de programação é um curso. Porém, quando aprofundamos em suas características, vemos que a metodologia por trás dele é bem diferente. Aqui, todo o ensino segue uma linha bastante intensa, apresentando treinamentos em diversas áreas da tecnologia e desenvolvimento de software. 

Esse método, inclusive, não é novidade. Pelo menos não no ambiente militar. Bootcamp é uma referência direta a um tradicional e rigoroso treinamento militar. Nele, os soldados são colocados em situações extremas, sendo colocados à prova em diversos desafios para um rápido desenvolvimento.

No caso dos bootcamps de programação, velocidade e intensidade são características fundamentais. Juntos, estes dois elementos conseguem direcionar aspectos técnicos de qualidade, com a mais eficiência de tempo possível, permitindo que, em poucos meses, o aluno esteja pronto para atender as maiores demandas do mercado de trabalho.

Cursos tradicionais ainda valem a pena?

Olha, seria muita imprudência nossa dizer que os cursos tradicionais são ruins. Afinal, existem programas consolidados para analista de dados, cientista de dados, desenvolvimento web e teste de software. A grande diferença aqui, porém, é o tempo e a profundidade de alguns tópicos importantes.

Com isso, esses cursos tradicionais possuem uma estrutura bem mais “robusta”, no sentido de amplitude, podendo levar anos até serem concluídos. Não à toa, esse tipo de programa é encontrado principalmente em universidades ou instituições específicas de ensino técnico, por exemplo.

Sua abordagem técnica é um pouco menos focada na carreira, com os professores trabalhando conteúdos básicos de ciência da computação, ferramentas e lógicas. Isso acaba por tornar as atividades mais práticas e orientadas para as demandas do mercado de trabalho mais distantes do aluno.

Bootcamp X Curso tradicional

Esta é uma competição dura e depende muito do que você procura em seu desenvolvimento. Mas se seu foco é uma oportunidade no mercado de trabalho ou até mesmo um avanço na carreira, o foco, prática e velocidade de um bootcamp parece ser o melhor caminho para você.

Para valer: A metodologia do bootcamp é capaz de colocar o aluno no centro de temas importantes da profissão. Assim, o foco em matérias específicas e que estarão em situações reais do mercado de trabalho são prioridade. Desta forma, você não só economiza tempo, mas também dinheiro, ao ter sua dedicação exigida por um tempo bem menor de desenvolvimento.

Mão na massa: Entendendo que o mundo profissional está longe do que é contado apenas nos livros, o bootcamp é um programa orientado à prática. Com isso, além da parte teórica, o aluno vai colocar a mão na massa e trabalhar diretamente em projetos reais durante toda a formação.

Completo: Apesar dessa intensidade prática, o bootcamp também trabalha com aspectos teóricos importantes para gerar o desenvolvimento de autonomia entre os alunos. Este método aborda tanto temas atuais, como tendências do próprio mercado.

Acessível: Com o bootcamp, você não precisa parar sua vida. A facilidade de se estudar online e em diversos períodos é um atrativo enorme para quem tem outras atividades ao longo do dia, mas não quer deixar de estudar.

Já conhece o bootcamp de programação da TripleTen?

Bom, se um bootcamp de programação é o melhor caminho, qual escolher? Bom, uma excelente indicação é a TripleTen, que possui grande destaque nos Estados Unidos, Brasil e em outros países do mundo. Afinal, o programa atende com maestria todos os requisitos necessários para a evolução dos alunos.

Prática: Além de um forte ambiente teórico, o bootcamp da TripleTen oferece uma experiência prática bastante imersiva. Ao contrário dos cursos convencionais, a TripleTen oferece a oportunidade para participar diretamente em projetos reais, com foco na vivência de situações de trabalho.

Portfólio: Toda essa parte prática do bootcamp da TripleTen não se resume apenas na criação de habilidades, mas também na produção de um portfólio completo e cheio de experiências legais para contar. Isso facilita muito o desempenho do aluno durante uma entrevista de emprego, seja para começar ou alavancar a carreira.

Engajamento: Aprender sozinho não dá! Por isso, o bootcamp da TripleTen oferece salas e fóruns para discussão entre alunos, com pessoas extremamente engajadas em compartilhar suas experiências de vida e trabalho, criando uma comunidade unida e disposta a se ajudar sempre.

Turores: Como todo bom ensino passa por tutores de qualidade, é claro que na TripleTen não seria diferente. Além dos fóruns, os tutores também estão 100% disponíveis para conversar, contar experiências e, claro, tirar dúvidas ou reforçar algum conhecimento que tenha passado batido durante o curso, sempre focando em seu desenvolvimento.

Tendências: Para além das ferramentas básicas do dia a dia, o bootcamp da TripleTen se baseia também em dar autonomia ao aluno. Isso quer dizer que plataformas e outras tecnologias importantes que estão se tornando tendência também são abordadas no programa, para que você saia preparado para as novidades do mercado de trabalho.

Comece agora o bootcamp de programação da TripleTen!

O bootcamp da TripleTen tem todos os argumentos possíveis para que você possa se desenvolver e dar um novo passo na carreira. Seja você um veterano em busca de uma melhoria profissional ou iniciante, em busca da primeira oportunidade.

E não é só no Brasil que a TripleTen se destaca. Nos Estados Unidos, os cursos são amplamente premiados, mostrando a relevância e qualidade dos programas. Até agora, mais de 5 mil pessoas ao redor do mundo, sendo que 87% deles encontraram uma nova oportunidade na carreira em até seis meses.

Para dar uma mãozinha, utilize o cupom FUTUROBR30 para qualquer bootcamp da TripleTen e mude de vida agora mesmo!