Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
CAPACITAÇÃO

Senai e BRK certificam primeira turma de instaladoras hidráulicas do Tocantins

11 agosto 2022 - 10h34Por Ascom

Dezesseis novas profissionais foram certificadas na noite desta quarta-feira, 10/08, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a BRK Tocantins na primeira turma do curso de  Instaladora Hidráulica de Manutenção de Rede de Distribuição de Água oferecido por meio do programa Emprega Mais. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia e Educação (CETEC) do SENAI em Palmas.

O curso foi realizado pelo SENAI de maio a julho deste ano na escola em Taquaralto e surgiu da demanda sinalizada pela BRK, empresa de saneamento que tem como compromisso promover diversidade e igualdade entre gêneros, com base no Women's Empowerment Principles (WEPS) da Organização das Nações Unidas. Na empresa, a participação feminina em diversas áreas é fruto de um trabalho para atrair, formar e dar oportunidades a todos, sem distinção de gênero, a exemplo do Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras.

A diretora regional do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues, representando o presidente do Conselho do SENAI, Roberto Pires, destacou às concluintes o diferencial de fazer um curso no SENAI na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. “O que nos motiva enquanto instituição é o compromisso de cada um que disse sim a estar aqui, é transformar as pessoas que acreditam e investem seu tempo para que elas possam ser efetivamente contratadas. Nosso compromisso é tão forte que este certificado que vocês tem em mãos, com a marca do SENAI, nós temos orgulho de falar que abre portas, já que 94% dos empresários no momento de contratar preferem profissionais formados pela nossa instituição. Isso é parte do que fazemos, porque a outra parte depende de vocês”, disse a diretora regional.

A  CEO da BRK Ambiental, Teresa Vernaglia, agradeceu ao SENAI Tocantins por participar do desenvolvimento na área de saneamento. “Agradeço ao SENAI pelo compromisso com a formação profissional dos brasileiros, principalmente neste momento de desenvolvimento do setor de saneamento. Setor que deve investir R$ 700 bilhões nos próximos 10 anos para levar a universalização de água e esgotamento sanitário para mais de 100 milhões de pessoas em todo o Brasil. Então, essa capacitação é o início de algo que vai impactar todo o país. Para as mulheres que se formam hoje: estejam preparadas, precisamos de muitas instaladoras hidráulicas neste mercado. Parabenizo todas que tiveram a oportunidade de se certificar no curso”, frisou a CEO.

Sandra Santos Dourados foi a primeira contratada da turma pela BRK e já está trabalhando. Ela destaca a oportunidade que ambas empresas abriram para as mulheres. “Sou muito grata pela oportunidade. Meu respeito a BRK Ambiental e ao SENAI Tocantins, por tudo que tem feito pelo nosso Estado em ofertar cursos como este, criando oportunidades para nós mulheres. E reafirmando que a mulher é capaz de realizar qualquer função. Está sendo uma honra fazer parte da família BRK. Darei o meu melhor para executar a tarefa que a mim será confiada”, disse emocionada e sob aplausos.

O curso foi ofertado totalmente de graça para as alunas por meio do programa Emprega Mais, iniciativa do Ministério da Economia que alinha as necessidades das empresas por profissionais qualificados com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra para jovens, desempregados, trabalhadores da indústria e em geral.

Participaram da certificação o diretor presidente da BRK Tocantins e Pará, José Mário Ribeiro, a diretora de engenharia e operação da BRK no Tocantins e Pará, Sandra Lúcia Leal, a gerente do Centro de Formação Profissional do SENAI de Taquaralto, Patrícia Vaz, o gerente operacional da BRK, Dalton Bracarense, o gerente do Centro de Tecnologia e Educação de Palmas, Paulo Eli Toldo e o gerente de Educação e Inovação do SENAI, José Reinaldo Nascimento.