Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
FINANÇAS

Aposentado? Veja como garantir uma vida financeira saudável

22 novembro 2019 - 11h24

 

O planejamento de aposentadoria em qualquer idade pode ser desafiador. Ainda assim, existem alguns passos a serem tomados quando você está na casa dos 60 anos ou mais para se certificar de que está pronto para esses anos dourados.

Ao mesmo tempo, a idade comum para a aposentadoria era de 65 anos, mas os tempos mudaram. Com a aprovação da reforma da previdência, a idade em que benefícios de aposentadoria completos estão disponíveis pode ter aumentado.

Além dessas mudanças, há o fato de muitos programas de economia não produzirem retornos projetados. É fácil entender por que muitas pessoas precisam adiar a aposentadoria ou mesmo fazer um empréstimo, como o do https://www.moneyman.com.br/.

Obviamente, mesmo se você estiver financeiramente seguro, atingir os 65 anos nem sempre significa que é hora de se aposentar. Muitas pessoas de 65 anos adoram seus empregos e querem continuar trabalhando. Ainda assim, há algumas coisas a considerar — e cuidar — como parte do planejamento da aposentadoria depois dos 60 e além.

Determine sua prontidão para aposentadoria

Se a política do seu empregador é oferecer aposentadoria aos 65 anos, pense se você está realmente pronto para sair — do ponto de vista psicológico e financeiro. Caso contrário, considere se deseja pedir ao seu empregador que lhe permita trabalhar mais alguns anos ou se deseja ser contratado como consultor.

Idealmente, você fará isso pelo menos um ano antes de atingir 65 anos, já que alguns empregadores iniciam o processo de aposentadoria mais cedo. Muitos empregadores agora se concentram na contratação e retenção de funcionários com experiência e "conhecem o negócio" para fortalecer seus bancos intelectuais.

Permanecer como funcionário assalariado não significa apenas que você continuará recebendo uma renda estável, mas também continuará recebendo cobertura de saúde e outros benefícios que seu empregador oferece. Por outro lado, seguir a rota do consultor oferece mais flexibilidade e pode permitir que você tenha mais aposentadoria ativa.

Crie um orçamento de aposentadoria

Aposentados que economizaram por muitos anos podem sentir que atingir a idade da aposentadoria significa que é hora de aproveitar os frutos de seu trabalho. Justo, mas o risco é que as pessoas possam exagerar e gastar tudo em alguns anos.

Para evitar cair nessa armadilha, faça um orçamento de suas despesas. Certifique-se de incluir novos custos que planeja ter, como viagens extras. Isso o ajudará a determinar de maneira realista a facilidade com que você pode pagar alguns desses planos futuros.

Quando você não está mais trabalhando, um orçamento é ainda mais importante, pois sua renda provavelmente será proveniente de suas economias, previdência social e quaisquer planos de pensão que você possa ter.

Uma maneira fácil de fazer um orçamento é retirar os recibos de pagamento mais recentes. Veja o valor do pagamento líquido, depois de todas as deduções. Converta isso em um número mensal. 

Decida a melhor hora para obter o seguro social

A Previdência Social geralmente é incluída nas projeções financeiras de um indivíduo para a aposentadoria. Uma decisão importante ao incluir a Previdência Social em sua equação é determinar se você receberá benefícios totais ou reduzidos.

Agora, para se aposentar, a mulher deve ter ao menos 62 anos e 15 anos de contribuição, e o homem, 65, com 20 anos de contribuição. A idade mínima passa a valer em 2027 para homens e 2031 para mulheres. Se não for vantajoso se aposentar por idade mínima, o trabalhador pode escolher a opção por pontos.

Os pontos são a soma da idade com o tempo de contribuição. Para se aposentar pela regra de pontos, a mulher precisa ter 86 pontos e o homem, 96. Também é necessário 30 anos de contribuição (mulher) ou 35 (homem).

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.