Palmas
34º
Araguaína
36º
Gurupi
33º
Porto Nacional
33º
DICAS DE ESPECIALISTA

Aprenda como manter o brilho e vitalidade de cabelos com luzes, iluminados e mais

02 março 2024 - 08h59

Se você quer ter um cabelo iluminado, cheio de brilho e vitalidade, especialmente para quem tem mechas, precisa dar uma atenção especial às madeixas. Para isso, é preciso ter uma rotina de cuidados com os fios para conseguir os efeitos que acabamos de mencionar.

Atualmente, mais mulheres apostam na luminosidade das mechas para proporcionar aos cabelos um visual moderno e exuberante. No entanto, para isso, os fios passam por descoloração e é importante não descuidar.

Para manter as suas madeixas lindas, os cuidados em casa e no salão são mais que bem-vindos!

O Portal O Norte conversou com o hair stylist Tiago Amorim que atua no Espaço Lauriana Moreira e vai ensinar tudo o que você precisa saber para manter os cabelos [descoloridos] muito mais saudáveis.

Diferença entre luzes e mechas

Quando se fala em cabelos com mechas, muitas pessoas englobam nesse conceito o procedimento chamado luzes. No entanto, Tiago explica que é bem importante deixar claro que um é diferente do outro.

"Ainda que ambos precisem de descoloração, a quantidade de fios que passam por esse processo é diferente. Enquanto as luzes são aplicadas em faixas menores do cabelo, as mechas abrangem mais fios e são mais marcadas".

Entre os principais tipos de mechas Tiago explica que existem:

  • morena iluminada: técnica que combina tons castanhos mais claros, mais próximos da cor original dos fios, para dar um efeito iluminado;
  • babylights: faixas extremamente finas de fios descoloridos distribuídas em diferentes partes do cabelo;
  • ombré hair: mechas criadas da altura das orelhas para baixo, dando a aparência que as pontas foram clareadas pelo efeito do sol;
  • californiana: a proposta dessa técnica é fazer mechas que imitem os cabelos das surfistas, que têm os fios clareados pela ação do sol, da água salgada e da parafina;
  • balayage: feita à mão, com o auxílio de um pincel para aplicar o descolorante em partes do cabelo, da raíz às pontas;
  • mechas invertidas: técnica usada em mulheres naturalmente loiras a fim de escurecer um pouco os cabelos;
  • tiger eye: tipo de mechas indicadas para quem tem a base do cabelo em tom castanho, independentemente de ser natural ou não. A ideia é criar um efeito que lembre as cores de uma pedra chamada “olho de tigre”, com uma mistura de marrom claro, amêndoa, bronze e dourado;
  • raiz esfumada: as mechas dão um visual de cor esfumada no cabelo que se aproxima do natural, aumentando o tempo necessário entre uma manutenção e outra.

Descoloração, o primeiro passo para ter cabelos com mechas

O primeiro passo para quem quer ter cabelos com mechas é a descoloração. "Nesse processo, o produto vai retirando o tom natural dos cabelos de maneira gradual, até chegar a um fundo de clareamento ideal para aplicar o tonalizante na cor desejada", explica o especialista. 

A área de descoloração depende do tipo de mecha, “ela pode ser feita em partes sutis ou em praticamente todo o cabelo, que é o mais comum”, revela o hair stylist.

O problema é que esse procedimento danifica a fibra capilar. “Quanto mais claro, mais agredido fica o cabelo, o que pode deixar os fios elásticos e até mesmo levá-los a romper (quebrar)”, explica. Na prática, isso significa que o cabelo fica sensibilizado e, portanto, mais suscetível a danos, como pontas duplas.

Cuidados pré-coloração dos cabelos com mechas

Se você vai fazer cabelos com mechas, ou renovar as que já tem, Tiago destaca é essencial procurar um especialista para analisar a saúde do seu cabelo. “O profissional fará uma anamnese (diagnóstico) nas madeixas para, só depois, proceder de modo a manter a integridade dos fios”, detalha.

Além disso, o hair stylist lembra que essa avaliação pode evitar muita dor de cabeça com resultados indesejados. Isso porque uma condução inadequada em fios sensibilizados pode causar ressecamento, quebra e até mesmo corte químico.

Já viu que não dá para fazer cabelos com mechas de qualquer jeito, não é? É a atenção de um profissional especializado que vai garantir o efeito desejado. “Caso [o cabelo] esteja sensibilizado, é preciso fazer alguns protocolos de tratamento antes do processo de descoloração para manter a saúde, maleabilidade e brilho das madeixas”, reforça.

O cabelo descolorido precisa ser tratado frequentemente. Por isso, Tiago Amorim indica cuidados para fazer em casa e no salão.

Cuidados com os cabelos com mechas em casa

Para cuidar dos fios em casa, além do shampoo e condicionador, é fundamental incluir outros produtos.

Tiago ensina que “após o processo de clareamento, a manutenção em casa deve ser feita com produtos à base de queratina e derivados proteicos. São eles que vão devolver [ao cabelo] o que foi perdido durante a química”.

Você já deve estar se perguntando quantas vezes é necessário lavar os cabelos durante a semana para obter a reconstrução da fibra, não é? Essa é uma dúvida super comum e é do que vamos falar a seguir.

Quantidade ideal de lavagens

A quantidade de lavagens semanais varia de acordo com o tipo de cabelo. “Não há regra sobre quando lavar o caabelo, pois depende da oleosidade do fio e da rotina de cada pessoa”, avalia Tiago.

Por exemplo, o cabelo oleoso pode ser lavado todos os dias e não deve ultrapassar dois dias sem higienização. Já os cabelos cacheados e o cabelo crespo, que tendem a ser mais secos, devem ter um intervalo maior entre uma lavagem e outra. “Sugerimos lavar os cabelos pelo menos duas vezes na semana, sempre com uma linha nutritiva”, recomenda o especialista.

Manter os fios saudáveis é o que vai conferir brilho e força para as madeixas. Conheça alguns produtinhos que farão toda a diferença nessa missão.

Você já viu este artigo incrível sobre cuidados com o cabelo colorido? Então não perca a oportunidade!

Produtos mais indicados

Shampoo neutro

Fundamental para os cuidados em casa, o shampoo neutro limpa sem agredir a estrutura dos fios. Aposta certa para estar no seu box de banho!

Condicionador

A função desse produto é selar as cutículas do cabelo, deixando-o com um aspecto hidratado e bem-cuidado. Não abra mão dele na hora de lavar as madeixas!

Máscara de nutrição

Ela vai repor as vitaminas, os sais minerais e a queratina do cabelo, recompondo a umidade natural dos fios. O ideal é hidratar uma vez por semana.

Shampoo desamarelador

Só deve ser usado nos cabelos de coloração clara e a cada 15 dias. Por ressecar os fios, seu uso deve ser seguido de uma hidratação. Use com cautela!

Leave-in com proteção térmica

Além de fornecer proteção contra o calor do secador, esse produto é mais do que indicado por também nutrir o fio. Não deixe faltar!

Hidratação após fazer mechas

Cabelos com mechas pedem ainda mais hidratação do que os demais. O motivo é que o processo de descoloração pode danificar os fios, deixando-os com uma aparência ressecada e, muitas vezes, com o temido frizz.

Para evitar esse tipo de problema, você deve:

  • utilizar produtos de hidratação próprios para cabelos (des)coloridos;
  • evitar lavar os fios excessivamente;
  • dar preferências para máscaras indicadas para hidratar fios danificados;
  • evitar usar secador e chapinha muitas vezes;
  • criar um cronograma de cuidados capilar, definindo quantas vezes na semana irá hidratar os seus cabelos em casa.

Cuidados com os cabelos no salão

Os cuidados que recebemos no salão sempre têm aquele plus! Para manter a saúde das madeixas em dia, é indispensável realizar procedimentos específicos periodicamente.

Tiago reforça que “o retorno ao salão é sugerido pelo menos a cada 15 ou 20 dias para fazer uma reconstrução nos fios e, assim, mantê-los resistentes e saudáveis”.

Cronograma capilar para cabelos com mechas

Pedimos para nosso especialista entrevistado deixar uma dica de ouro para você e é claro que ele atendeu. Olha só!

“É muito importante fazer uma reconstrução logo após colorir as mechas. Ter em casa uma linha de nutrição potente e retornar periodicamente ao salão é indispensável. Fazer a manutenção com um profissional que vai avaliar a necessidade do seu fio é o principal segredo para mantê-lo saudável”, finalizou.

Não esqueça!

  • Faça hidratação em casa toda semana com máscara de nutrição
  • Aposte na reconstrução capilar a cada 15 ou 20 dias no salão

E aí, curtiu? Pois saiba que o Espaço Lauriana Moreira dispõe de cronogramas especiais para cabelos com mechas  com profissionais capacitados para cuidar das suas madeixas. 

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.