Palmas
27º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
PEÇA ESSENCIAL

Como identificar que é hora de trocar o compressor do ar condicionado do seu carro?

09 outubro 2019 - 14h14

Se você possui um sistema de climatização em seu automóvel, é essencial conhecê-lo por completo, para que problemas possam ser evitados ou sejam detectados o mais cedo possível. O ar condicionado de um carro é uma peça essencial para qualquer veículo moderno, principalmente em momentos de extremo calor, onde é necessário que os vidros se mantenham fechados para que ocorra o resfriamento interno do veículo.

Uma das peças essenciais para que esse arrefecimento ocorra é o compressor do ar condicionado. O compressor do ar condicionado automotivo faz exatamente o que seu nome diz: comprime o gás refrigerante e o envia para o condensador do automóvel. Este processo todo é alimentado por correias de transmissão presentes no motor.

Quando o gás refrigerante líquido está em alta pressão, ele passa para o estado gasoso e percorre um sistema de tubo em que o seu calor é eliminado de forma rápida, sendo arrefecido. Após este processo, o gás resfriado é novamente convertido para a forma líquida, já que retorna ao compressor do ar condicionado.

Quanto tempo de vida útil possui o compressor do ar condicionado do seu veículo? 

Segundo o Blog Rhino Autoparts que elaborou algumas dicas abaixo, o tempo de vida útil de um compressor é difícil de ser determinado, assim como qualquer peça automotiva, mas você pode ficar atento a alguns fatores que podem ajudar a determinar durante quanto tempo o compressor conseguirá trabalhar.

1. Idade: O primeiro fator é a idade do veículo. Carros mais novos possuem sistemas de refrigeração mais modernos e confiáveis. Se, durante os primeiros anos, as manutenções preventivas forem feitas de forma correta, os defeitos serão raríssimos. 

2. Desgaste: Assim como outras partes do automóvel, à medida que a quilometragem e a idade do veículo vão aumentando, é comum que o desgaste das peças ocorra e o sistema comece a falhar e apresentar mau funcionamento com mais frequência.

3. Defeito: Se o compressor do ar condicionado começar a apresentar algum tipo de defeito, é melhor ficar atento, uma vez que ele pode comprometer todo o sistema de climatização, fazendo com que o arrefecimento do ar do veículo não funcione.

4. Peças: Além de ser recomendada a revisão e limpeza do compressor regularmente, independentemente de o sistema estar funcionando bem. É essencial que sejam usadas de qualidade, caso seja necessário trocar o compressor do ar condicionado do seu veículo. Assim, a durabilidade da peça será maior e você não lidará com dores de cabeça futuras.
Caso apareça algum problema no sistema de arrefecimento do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar condicionado com peças que podem ser adquiridas em lojas online como o site autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria. 

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.