Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
CONSULTA COM ESPECIALISTA

Gengiva à mostra? Dentista apresenta três soluções para corrigir seu sorriso

01 dezembro 2023 - 15h46Por Da Redação

O sorriso é uma das caraterísticas mais marcantes de uma pessoa. Ele é um fator importante de autoestima e diz muito sobre a saúde bucal. No entanto, quando está "fora de compasso", pode se tornar sinônimo de vergonha e constrangimento para muitos. É o caso do sorriso gengival, no qual o lábio superior fica mais elevado mostrando grande parte da gengiva.

A alteração é causada por vários fatores, dentre os mais comuns estão a periodontite --inflamação nos tecidos que dão suporte aos dentes -- problemas musculares ou crescimento excessivo do maxilar.

Mas essa condição tem solução e pra falar sobre esse aassunto, conversamos com a cirurgiã-dentista Jainny Santos, sócia da Novo Milênio Odontologia com sede em Araguaína e ela trouxe detalhes sobre três diferentes soluções para corrigir o problema. 

Como corrigir?

A dentista destaca que os procedimentos mais utilizados para tratar a condição são a gengivoplastia, gengivectomia e a toxina botulínica. "A técnica mais adequada varia de pessoa para pessoa, conforme as causas do problema. Por isso, a escolha do procedimento deve ser discutida com o especialista", esclarece. 

Gengivectomia

Jainny Santos explica que nesse processo, é retirado o excesso de gengiva, causado principalmente pela periodontite, que provoca destruição da região gengival e dos ossos dos dentes. "Após a remoção, que é feita com anestesia, um "cimento" cirúrgico é colocado. O paciente permanece com ele por sete dias, até que a gengiva fique totalmente cicatrizada", detalha a profissional afirmaando que todo o procedimento pode levar até 40 minutos. 

Gengivoplastia

Nesse procedimento, a dentista explica que o profissioal remove ou adequa o tecido gengival que não está envolvido com o suporte do dente. "É considerado um tratamento apenas estético e, geralmente, o paciente que o realiza não tem periodontite ou outra doença bucal que altere a gengiva. O procedimento pode levar de 15 a 20 minutos", observa.

Toxina botulínica

A dentista afirma que um dos procedimentos mais indicados para quem sofre com hiperatividade muscular dos lábios --condição em que a musculatura da região se contrai excessivamente - é a "Toxina Botulínica". A substância impede a liberação da acetilcolina na junção neuromuscular, inibindo a contração muscular. "Diferentemente das outras técnicas explicadas acima, a aplicação da toxina butulínica precisa ser refeita, pois o bloqueio tende a durar entre três e quatro meses", destaca. 

E aí? Gostou do conteúdo? Vale lembrar que a Novo Milênio Odontologia conta com especialitas para atender pacientes com essa condição. Clique aqui e agende um horário para avaliação.

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.