Palmas
31º
Araguaína
33º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
ARTE E DANÇA

Balé Popular do TO comemora 10 anos com série de apresentações na capital

04 dezembro 2023 - 09h26

O Balé Popular do Tocantins está completando 10 anos de criação, uma década de figurinos elaborados, coreografias emocionantes, dançarinos que transbordam talento e apresentações repletas de criatividade, arte e cultura. E foi assim que a companhia de dança celebrou a sua história, com um espetáculo impressionante e de tirar o fôlego, que encantou o público em sua mágica noite de estreia.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A noite de abertura do espetáculo, realizada nessa sexta-feira, 1° de dezembro, contou com apresentações surpreendentes dos alunos dos polos do Colégio Estadual Vila União e Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya.

No sábado, as apresentações seguem com estudantes dos polos de dança do Colégio Girassol de Tempo Integral Raquel de Queiroz e Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto e, no domingo, finaliza o primeiro bloco de apresentações com os alunos do polo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Os ingressos para assistir às apresentações podem ser adquiridos no local do evento por 1 kg de alimento não perecível.

O secretário Executivo da Secretaria de Estado da Educação, Edinho Fernandes, marcou presença na noite de abertura e reforçou a importância e o impacto que o projeto tem na vida dos jovens. “São 10 anos de um projeto lindo, totalmente gratuito, que atende crianças e adolescentes de diversas escolas da nossa capital e que vai ser expandido para mais regiões. O balé é composto por vários profissionais que trabalham com seriedade e respeito. Esse trabalho é muito importante”, pontuou.

A estudante e bailarina Lara Fonseca, que faz parte do polo do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, acredita que participar do Balé Popular é inspirador, pois a dança faz com que ela se sinta viva. “Eu acho que foi uma das coreografias mais rigorosas que eu já tive. Já dancei outras antes e foram todas muito boas, mas hoje foi uma das melhores, porque estamos comemorando os 10 anos e me sinto muito feliz por estar aqui celebrando com o Balé”. A jovem apresentou a dança Meu Brasil.

Mãe da bailarina Maria Luiza Sampaio, Ana Cristina Sampaio, não conteve a emoção ao ver a filha de 9 anos se apresentar pela primeira vez com o Balé Popular. “Minha filha é apaixonada pelo ballet, está muito feliz e se sentindo realizada. O ballet tem auxiliado na disciplina e no afastamento das telas de celular. Ela está mais focada na cultura e na arte”.

Com muito orgulho e emoção, o professor Denis Rodrigues relata que completar dez anos é uma vitória de toda a comunidade, por ser algo que beneficia tanto as pessoas. “Eu acredito que somos vitoriosos. Esse espetáculo é a culminância dessa luta, dessa guerra de tentar fazer o belo, o sutil, e que ao mesmo tempo impacte tanto na vida das pessoas, das crianças, das famílias. É maravilhoso para a gente”.

“Eu percebi pelo número de ingressos que são ofertados que praticamente todas as noites já estão com lotação máxima. As pessoas ficam esperando esse momento, é muito especial para os pais e para a comunidade em si. A combinação dos 10 anos vai ser não um, mas o espetáculo”, completou o bailarino.
 
O primeiro bloco de apresentações aconteceu no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, nos dias 1, 2 e 3. E o segundo serão nos dias 7, 8, 9 e no dia 10 será a noite de gala. As apresentações do segundo bloco serão no Teatro do Sesc de Palmas. Ao todo serão 14 apresentações, sendo duas exibições por dia, uma às 18h30 e a outra às 20h30.
 
Balé Popular do Tocantins
 
O Balé Popular é um projeto do Governo do Tocantins, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, que atende mais de 500 estudantes desde 2013, oferecendo aulas gratuitas a crianças, jovens e adultos, com o objetivo de desenvolver e valorizar talentos tocantinenses por meio da dança.

*Secom Tocantins