Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
26º
EM ARAGUAÍNA

Concurso premia melhores desenhos de mascotes sobre o meio ambiente

23 agosto 2022 - 11h17

A Prefeitura de Araguaína premiou os alunos da Rede Municipal de Ensino que venceram o concurso de desenho com as mascotes ambientais Lontrinha e sua turminha, realizado de maio a junho. A cerimônia foi realizada nesta manhã de segunda-feira, 22, na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, no Lago Azul, e contou com a participação de alunos, servidores, secretários e o prefeito Wagner Rodrigues.
 
As personagens foram criadas pela Prefeitura com o objetivo de conscientizar e promover, de forma lúdica, o interesse das crianças sobre temas como preservação ambiental e de locais públicos. Foram recebidos mais de 400 desenhos dos alunos do 5º ano e os 10 melhores avaliados receberam um kit escolar, sendo que os três primeiros também renderam um notebook como prêmio para a unidade de ensino em que estuda.
 
O 1º lugar do concurso, Guilherme da Conceição, contou que usou o conhecimento para fazer o desenho. “Me inspirei na cidade grande, onde o Lontrinha está ajudando as crianças a tirar o lixo das ruas. Também pesquisei para saber as cores das lixeiras e aprendi a diferença delas para a reciclagem”. Para a mãe, Cristiana Arruda, o prêmio é fruto da parceria com a escola. “A escola incentiva e os pais precisam acompanhar, estar junto na educação”.
 
Esse trabalho de educação ambiental faz parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem financiamento do Banco CAF (Corporação Andina de Fomento). “Estamos com 35% das obras executadas e já temos muitas pessoas beneficiadas. Esse concurso faz com que os alunos se sintam parte desse desenvolvimento, ajudando a manter nossas bocas de lobo e rios limpos, para evitar alagamentos e doenças”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.
 
Prêmios

Dentre os itens entregues nos kits de premiação, foram entregues caderno, mochila, caixa de lápis de cor, canetinhas coloridas, estojo, caneta marca texto, raquetes e bolas para jogar futebol, vôlei, ping-pong e badminton.
 
Mascotes

As mascotes foram criadas com referência na cultura local, com animais, córregos e rios comuns na região. A personagem principal é o Lontrinha, uma referência ao animal lontra, que dá nome ao principal rio que corta a cidade. A turminha ainda é formada pelo macaco Chico Neblina, o jacaré Vovô Jacaré, o tatu Zé Xupé, a tartaruga Drica Jacubinha, o tucano Canindé e a capivara Capimara.
 
Águas de Araguaína

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína realiza diversas obras de pavimentação, drenagem, implantação de calçadas com acessibilidade, arborização e preservação ambiental. Dentre as frentes de trabalho mais conhecidas, estão a Via Norte e as pavimentações de setores inteiros, como o Ana Maria e o Morada do Sol 3.
 
Colocação

1º Guilherme Gomes da Conceição – Escola Municipal Gentil Ferreira Brito;
2º João Miguel Coelho Souza – Escola Municipal Santa Luzia;
3º Thallis Martins da Silva – Escola Municipal Joaquim Sabino;
4º Nicolas Henrique Silva – Escola Municipal Gentil Ferreira Brito;
5º Flávio Portela Oliveira – Escola Municipal Joaquim Sabino
6º Maria Eduarda Galvão – Escola Municipal Dr. César Evangelista;
7º Ana Júlia Miranda – Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro;
8º Isabela da Silva Fialho – Escola Municipal Francisco Bueno de Freitas;
9º Ângela Larissa Pereira Pacheco – Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá;
10º Amanda Souza – Escola Municipal Maria dos Anjos Carreiro