Palmas
29º
Araguaína
28º
Gurupi
30º
Porto Nacional
24º
LEI PAULO GUSTAVO

Contemplado no edital estadual, artesão prepara oficina de confecção de esculturas em argila

03 abril 2024 - 10h13

Selecionado no edital nº 19 - Artes Tocantins 2023, na categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais, o projeto Criar, do artesão Emerson Filho, terá início no dia 15 de abril, com calendário previsto até o mês de junho. O artista foi contemplado no módulo III do certame e recebeu o valor de R$ 40 mil para realizar oficinas gratuitas de confecção de esculturas em argila, que ocorrerão no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio centro, das 8 às 14 horas.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O projeto pretende elaborar e executar esculturas feitas utilizando a argila como matéria-prima, promovendo a participação ativa da comunidade por meio de oficina aberta a jovens e adultos, com duração de dois meses, de segunda a sexta-feira, com duas turmas pela manhã e duas à tarde.

Segundo o artista, o projeto tem a intenção de envolver vários tipos de pessoas da cidade de Gurupi. “Pretendemos levar a vertente das artes visuais para o máximo de pessoas possíveis na nossa cidade, com foco nos estudantes e professores da rede pública, membros de associações comunitárias, surdos, cadeirantes e demais coletivos", afirmou.

A iniciativa também contará com os serviços de um intérprete de Libras durante toda a oficina, além de uma bancada de trabalho no local das atividades que permita a acomodação de pessoas com deficiência física. Abertura da exposição contará com rampa para acesso a cadeirantes, corrimões e banheiros adaptados. 

Doações e informações para contato

Após a realização das oficinas, três esculturas produzidas serão doadas. Uma será destinada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (Apae), para que a entidade rife ou sorteie a peça e arrecade fundos para a causa, e as outras duas peças irão para a Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins (Secult) e a Secretaria Municipal da Cultura de Gurupi. Emerson Filho realizará ainda um bate-papo sobre o processo de criação de escultura em argila em uma escola da rede pública de Ensino de Gurupi. 

Para mais informações sobre o projeto, interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (63) 99230-3182. Nas redes sociais:

Instagram - https://www.instagram.com/emersonleitaofilho/ 

Facebook - https://www.facebook.com/emerson.leitao.313

Conheça o artista

Emerson Leitão Filho é maranhense e mudou-se para o Tocantins ainda criança, onde reside até hoje. O artesão fez teatro na juventude e participou ativamente do movimento cultural dos anos 1980. Hoje segue com seu trabalho de esculturas e artesanato, no qual utiliza argila, pedra sabão, madeira e ferro como matérias-primas, participando das principais feiras de artesanato do Brasil, como a Fenearte, em Olinda/PE, a Fenacce, em Fortaleza/CE e Salão do Artesanato, em Brasília/DF. 

*Secom Tocantins