Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
BEM ESTAR

Dia Nacional da Saúde: 7 dicas para adotar um estilo de vida saudável

04 agosto 2022 - 14h52Por Ascom

Todos nós sabemos a saúde é o bem mais valioso que temos! Diante de tantas mudanças, sentimos de perto o impacto negativo que o estresse causa na vida das pessoas. O fato é que não podemos só observar, mas sim buscar melhorias para o nosso bem-estar. Realmente é um desafio, entretanto, pequenos gestos podem proporcionar uma melhora na qualidade de vida se praticados no dia a dia.

Para comemorar o ‘Dia Nacional da Saúde’, 05 de agosto, veja a seguir 7 dicas importantes que o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition do Brasil, preparou para ajudar adotar um estilo de vida saudável:

1 -- Beba mais água

Ela é importante para que todas as funções do organismo trabalhem adequadamente, basta dizer que nosso corpo é formado por mais de 70% de água. Além de auxiliar os rins a eliminarem as impurezas filtradas pelo sangue, contribui para prevenir a prisão de ventre e ajuda no funcionamento adequado do cérebro.
Um estudo publicado no The Lancet mostra que um incremento no consumo de 1,5 litros de água diariamente teve um efeito positivo sobre a dor de cabeça e pessoas que sofrem com enxaqueca.

“O ideal é que cada pessoa consuma cerca de 35 ml de água por quilo de peso ao longo de todo o dia, além de observar a cor e o odor da urina. Também vale incluir sucos e chás sem adoçar, mas não deixe de consumir a água pura”, coloca o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition do Brasil.

2 -- Tenha uma rotina de sono

O sono é um dos pilares básicos da saúde e um dos mais negligenciados. Dormir e acordar no mesmo horário faz com que o corpo fique em sincronia com o ciclo circadiano, que envolve a liberação de hormônios nos diferentes períodos do dia. Isso não só ajuda a ter um sono melhor como também contribui para que a pessoa tenha mais energia e vitalidade para as atividades do dia a dia.

3 -- Inclua proteínas vegetais na dieta

Esses alimentos não contêm colesterol e ainda cumprem muito bem a função de manter ou ganhar massa magra. Fora o fato de que são mais sustentáveis, portanto, são bons para a nossa saúde e para a saúde do planeta. “A soja e combinações de proteínas da quinoa, ervilha e arroz oferecem praticamente os mesmos benefícios que a proteína da carne, do ovo e do leite em se tratando de ganhos de hipertrofia (massa muscular) quando associadas a exercícios de resistência por terem uma boa absorção”, explica o médico nutrólogo.

4 -- Coma verduras e frutas todos os dias

Os vegetais são fontes riquíssimas de vitaminas e minerais importantes para a saúde e bom funcionamento do organismo, além de ajudarem a evitar uma queda na imunidade. Eles também são ricos em fibras que atuam no bom funcionamento do intestino. “Consuma de cinco a sete porções de frutas e vegetais ao longo das refeições do dia”, orienta Viuniski.

5 -- Faça exercícios

Não se pode falar em saúde sem falar em atividade física. O sedentarismo é um grande inimigo, por isso passe a encarar a atividade física como uma tarefa diária assim como comer, dormir, tomar banho entre outras atividades do cotidiano. Também procure motivos para manter-se em movimento. O corpo humano é preparado para isso. Portanto, fique menos tempos no sofá e levante-se da mesa do trabalho com mais frequência.

6 -- Aprenda a equilibrar o estresse

Já ouviu o provérbio tibetano: “Se seu problema tem solução, então não há com que se preocupar. Se seu problema não tem solução, toda preocupação será em vão.” Pois ela é perfeita para adotarmos em várias situações da vida que não merecem nosso desperdício de energia e sofrimento. Busque ser mais prático na resolução de seus problemas e verá a sua vida mudar para melhor. Aposte em técnicas de meditação, oração e organize a sua vida.

7 -- Divirta-se!

Volte a marcar os encontros com os amigos e aproveite para dar muitas risadas! Rir libera serotonina e endorfina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria, portanto, contribui para a saúde mental, diminuindo o risco de depressão. Saúde e felicidade sempre andam juntas.