Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
29º
Porto Nacional
30º
EM PALMAS

Estado realiza oficinas dentro da programação da Semana Municipal da Juventude

10 agosto 2022 - 17h37Por Ascom

Como parte da programação da Semana Municipal da Juventude, a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), vêm realizando oficinas com base nos direitos dos jovens, por meio do que preconiza o Estatuto da Juventude. As atividades aconteceram nesta quarta-feira, 10, no Centro de Ensino Médio de Taquaralto e no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cassia, na região sul de Palmas.  

A Diretora de Juventude da Seju, Júlia Albuquerque, destacou a importância de levar até os estudantes os princípios que regem o Estatuto da Juventude. “Todo dia é dia do jovem e é dever nosso como Diretoria de Juventude, fazer com que eles tenham acesso aos direitos deles e porque não fazermos de uma forma dinâmica, participativa e democrática? Eu acredito que falar de juventude é falar de uma linguagem de jovem para jovem para que consigamos entender a realidade deles”, explicou.       

A diretora do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Eliane Caetano Mendonça, destacou a importância de eventos como esse no âmbito escolar. “A Semana da Juventude com parceria entre Fundação de Juventude e o Estado, é de uma grande importância porque os alunos estão ansiosos por conta da pandemia, e colocando programações aqui na região sul, acredito que eles estão empolgadíssimos. A nossa escola está de portas abertas, inclusive a programação abriu um leque para os alunos de modo que os incentivou a lutar pelos seus direitos com muito respeito”, explicou.  

Amparado na Constituição Federal, o Estatuto da Juventude, sancionado em 5 de agosto de 2013, reconhece o jovem de 15 a 29 anos como sujeito de direitos, bem como determina a articulação das várias esferas do poder público para a execução de politicas públicas. Nesse sentido, para o presidente do Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Sayron Pereira, a articulação se faz necessário para desenvolver o protagonismo no âmbito escolar. “Um evento como esse agrega muito o nosso futuro, essa é a nossa expectativa. É importante conhecermos os nossos direitos para não sermos massas de manobras. Nós acreditamos que todos os jovens têm direitos e precisamos conhecê-los para atuarmos perante a sociedade“, disse o estudante de 17 anos.

Programação

Nesta quinta-feira, 11, data em que é comemorado o Dia do Estudante, segue a programação, às 9 horas, no Centro de Ensino Médio Castro Alves, na 305 norte. Na parte da tarde, às 15 horas, acontece a oficina na Escola Estadual Vila União, na 307 norte. As oficinas integram a programação desenvolvida pela Fundação Municipal da Juventude.   

Para o presidente da Fundação Municipal da Juventude de Palmas, Nélio Lopes, trabalhos como esses fortalecem o empoderamento desse público. “Esses espaços são importantes para que eles possam se posicionar e participar. Essa ação conjunta entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria Estadual dos Esportes e Juventude mostra uma parceria por aquilo que é o bem comum, que são as politicas de juventude no Estado e no Município. Quando conseguimos fazer essa união, com certeza vamos conseguir o nosso objetivo, com mais resultado”, destacou.