Palmas
28º
Araguaína
29º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
O BARULHO DA NOITE

Filme de diretora tocantinense será exibido no Cinemark com presença de atriz global

21 novembro 2023 - 07h28

O filme tocantinense ‘O Barulho da Noite’, dirigido pela cineasta Eva Pereira, será exibido em quatro sessões première promovidas pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), exclusivamente para convidados e imprensa. As sessões acontecerão na terça-feira, 21, às 19h30, no Cinemark Capim Dourado Shopping; na quarta-feira, 22, às 19 horas, na Comunidade Jaú e às 20 horas, na programação do Cine Debate, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a presença de equipe técnica e elenco, incluindo a atriz Emanuelle Araújo, uma das protagonistas do filme. O evento contará com a presença da atriz Emanuelle Araújo que integrou o elenco do longa e já chegou em Palmas especialmente para participar da première. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

As sessões antecedem a participação do filme em festivais internacionais. O Barulho da Noite conquistou avaliações positivas da crítica especializada de cinema e do público de festivais importantes no Brasil, como o 51º Festival de Cinema de Gramado; a Mostra Maranhão na Tela 2023; e a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, justificando o esforço da produção em retratar no filme a cultura tocantinense nas expressões da Folia do Divino Espírito Santo.

A crítica Aline Pereira, do AdoroCinema, disse que o filme é “um ato de bravura e vitória”, ao pontuar a maneira como Eva Pereira trabalha o tema que dá tensão ao seu enredo. O crítico Robson Nunes, do Vigília Nerd, também recomenda a obra. “Posso afirmar que O Barulho da Noite é um filme único, com um olhar único e boas decisões artísticas”, crava.

A cineasta Eva Pereira disse que a resposta da crítica e do público ao filme, faz jus a sua intenção. “Eu não quis fazer um filme fácil, que existe somente para agradar. O tema é pesado mesmo, então o filme vem para incomodar a sociedade, que precisa agir para mudar esse retrato de violência e abuso que meninas e mulheres sofrem principalmente diariamente no Brasil”, reforça.

O produtor executivo, Márcio Mazaron destaca que a produção proporcionou diversas experiências relevantes para a cadeia do cinema no Tocantins, destacando a projeção do Tocantins e da cultura audiovisual local. “Uma das missões do filme é projetar o nome do Estado para o Brasil e para o mundo mostrando que produzimos cinema com qualidade fomentando a cultura do audiovisual tocantinense”, destaca.

O filme

O Barulho da Noite retrata a reviravolta na vida das irmãs Maria Luiza (Alícia Santana) e Ritinha (Anna Alice), com a chegada de um suposto sobrinho do seu pai, Agenor (Marcos Palmeira). O rapaz vem para ajudá-lo na lavoura enquanto ele parte para cumprir com suas obrigações na Folia do Divino Espírito Santo. Sônia (Emanuelle Araújo), mãe das meninas, segue atormentada por traumas e lembranças da infância, e tenta, sem sucesso, buscar equilíbrio em meio às tensões da vida dura do sertão.

O Barulho da Noite é uma produção da MZN Filmes e Cunhã Porã Filmes, com coprodução da Bananeira Filmes e do Canal Brasil; e distribuição da Lira Filmes. Com investimento do Prodecine I, o filme contou com patrocínio do BRDE/FSA, Grupo Cristália e Grupo Energisa; e apoios do Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas por meio da FCP.

O filme recebeu apoio cultural da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas, na modalidade de licenciamento de obra cinematográfica inédita para exibição exclusiva em première e prestação de serviços artísticos em workshop.

Pratas da casa 

Um destaque do longa é a araguainense Mercês Campelo (57 anos), que inclusive concorreu  ao prêmio de melhor atriz coadjuvante no 51º Festival de Cinema de Gramado (RS) por sua interpretação no filme.

Mercês participou do filme após um convite pessoal da cineasta Eva que na adolescência morou em Araguaína, fez aulas de teatro com Mercês e, desde os 11 anos, é fã do trabalho da araguainense após presenciar ela interpretando um poema.

Mercês contracenou ao lado dos atores globais Marcos Palmeira, Emanuelle Araújo e Tonico Pereira. O elenco conta ainda com Patrick Sampaio e os artistas tocantinenses Wertemberg Nunes, Cícero Belém, Chico Chocolate, Alicia Santana, Anna Alice Dias e a participação de Antista do Acordeon e Foliões do Divino Espírito Santo de Natividade.