Palmas
31º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
CANTA TOCANTINS

Final de competição musical reúne centenas de pessoas e evidencia talento de estudantes

09 dezembro 2023 - 09h33

Emoção e superação marcaram a final da 3ª edição do Canta Tocantins das Escolas Estaduais realizada nessa quinta-feira, 7, reunindo centenas de pessoas no Auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide Cruz Mousinho, em Araguatins. A competição é uma ação do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Na disputa final, 26 estudantes classificados nas categorias Silver e Júnior, das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs), foram avaliados pelos jurados nos quesitos ritmo, harmonia, afinação e presença de palco. O vencedor de cada categoria levou para casa um notebook; o 2° lugar, um celular; e o 3°, um tablet, além de troféus e medalhas.

Na categoria Júnior, quem soltou a voz e conquistou os jurados foram: 1° lugar, Carlos Diego da Silva, da SRE de Palmas; 2° lugar, Maria Luiza e Mônica Araújo, da SRE de Gurupi; e no 3° lugar, Isabelly Dutra e Jamily Matos, da SRE de Paraíso do Tocantins.

O estudante Carlos Diego ficou muito feliz por ter conquistado o 1° lugar na categoria Júnior e afirmou que a música faz parte da sua vida. "Comecei a cantar com 12 anos de idade e pretendo fazer carreira na música. Estou muito feliz de ter ganhado, agradeço aos meus professores e toda a minha família, que sempre me apoiaram".

Na categoria Silver, os vencedores foram: 1° lugar, Ana Luíza Silva Santos, da SRE de Araguatins; 2° lugar, Dhayana Marques Mora, da SRE de Colinas do Tocantins; e no 3° lugar, Viviany Pereira Noleto, da SRE de Araguaína.

Vencedora em 1° lugar na categoria Silver, a estudante Ana Luiza Santos afirmou que estava sentindo um misto de emoções. "Eu não imaginava que iria vencer, estava participando para ter experiência, pois amo música e já canto em alguns lugares da minha cidade. Estou muito feliz, emocionada e grata por ser a campeã desse concurso tão importante para nós estudantes".

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, parabenizou os participantes e destacou a importância da competição para a rede estadual de educação. "Já estamos na terceira edição desse projeto, que é sucesso total entre os estudantes e evidencia o compromisso do Governo do Tocantins em ofertar diversas possibilidades para que os jovens mostrem seus talentos. Parabéns a todos", frisou.

Canta Tocantins

O 3° Canta Tocantins das Escolas Estaduais é uma iniciativa da Seduc e busca incentivar a prática do canto, revelar habilidades musicais dos educandos, bem como democratizar e ampliar a participação dos estudantes das escolas estaduais em competições afins.

Nesta edição, participaram das disputas, por Superintendências Regionais de Educação, estudantes de 207 unidades escolares, realizadas entre outubro e novembro deste ano por votação pública virtual transmitida no Instagram oficial @canta_tocantins, no formato de duelos entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas.

*Secom Tocantins