Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
30º
MOVCEU

Governo celebra convênio com Ministério da Cultura para aquisição de veículo itinerante

22 dezembro 2023 - 08h44

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, oficializou na manhã desta quinta-feira, 21, no gabinete do secretário Tião Pinheiro, a celebração de um convênio com o Ministério da Cultura (MinC) para aquisição do MovCEU, veículo do tipo van/furgão, adaptado e equipado para servir como equipamento cultural itinerante. O veículo será adquirido com recursos do governo federal, por meio do Fundo Nacional da Cultura ou do próprio MinC, e com contrapartida da pasta. A previsão de entrega é em julho de 2024.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A etapa de assinatura do documento sucede a fase de seleção, em que o estado do Tocantins ficou entre os 30 proponentes selecionados, por meio da Portaria nº 82, publicada no Diário Oficial da União (DOU). A seleção se baseou em critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) das áreas beneficiadas, o número de comunidades de agricultores familiares, povos indígenas, entre outros. Além disso, foram avaliados a diversidade de atividades culturais e o respeito ao projeto arquitetônico do veículo.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, o Governo do Tocantins adere a mais uma ação do MinC, que visa ao fomento e ao fortalecimento da cultura, como orienta o governador Wanderlei Barbosa.

A superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores, afirma que essa ação é um grande avanço para o Estado e complementa dizendo que "o desejo da Secretaria da Cultura é participar dessa iniciativa, trazendo para o Tocantins uma infraestrutura básica de cultura, atendendo as diversas regiões do Tocantins".

Programa Territórios da Cultura

O edital de seleção MovCEU 2023 é uma iniciativa do programa Territórios da Cultura, destinada a fortalecer a cultura em áreas periféricas. O MovCEU é um veículo adaptado para se tornar biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua, palco para apresentações diversas, entre outros usos com fim cultural. De acordo com o Ministério da Cultura, o automóvel circulará em localidades com menos de 20 mil habitantes, promovendo uma rotina de uso cultural.